Pular para o conteúdo

E AUMENTOU FOI ? : Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta pela primeira vez em dez anos, aponta estudo do Ipea

O número de indivíduos em situação de miséria no Brasil subiu pela primeira vez em dez anos. Em 2013, a população abaixo da linha de extrema pobreza aumentou 3,68%, a primeira alta desde 2003. Os dados foramdivulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O órgão não apresentou nenhum estudo. Apenas atualizou as estatísticas na platatorma de dadosIpeadata no fim da semana passada, em 30 e 31 de outubro.

O total de pessoas que vivem na extrema pobreza passou de 10.081.225, em 2012, para 10.452.383 no ano passado. A proporção de extremamente pobres subiu de 5,29% para 5,50%, também a primeira alta desde 2003.

Para definir a extrema pobreza, o Ipea considera os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Os dois organismos baseiam-se em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa.

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento do Ipea define diferentes valores para a linha de extrema pobreza em 24 regiões do país. Cada área tem uma faixa mínima de renda abaixo da qual se caracteriza situação de miséria.

O Ipea, no entanto, também fez os cálculos conforme os parâmetros do Programa Brasil sem Miséria, que estabelece em R$ 77 per capita por mês a linha de extrema pobreza. Pelos critérios oficiais, o percentual da população em situação de miséria também subiu, de 3,6%, em 2012, para 4%, em 2013. Foi a primeira alta desde o início da série histórica, em 2004.

Apesar do aumento da população em extrema pobreza, a população em situação de pobreza (que enfrenta carências, mas não é classificada como miserável) continuou a cair no ano passado pelos critérios da FAO e da OMS. O total passou de 30.350.786 em 2012 para 28.698.598 em 2013, redução de 5,44%. Em termos percentuais, a fatia de pobres caiu de 15,93% para 15,09%.

O Ipea define a linha de pobreza como o dobro da linha de extrema pobreza. Pelos parâmetros do Programa Brasil Sem Miséria, no entanto, a proporção de pobres subiu no ano passado, de 8,9% para 9%.

Procurado pela Agência Brasil, o Ipea informou que não vai se manifestar sobre os dados. De acordo com o órgão, um pronunciamento depende da apresentação dos respectivos estudos sobre a renda das famílias brasileiras, que ainda não foram divulgados. Apenas os números foram lançados na plataforma de dados.

Agência Brasil

 

4 comentários em “E AUMENTOU FOI ? : Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta pela primeira vez em dez anos, aponta estudo do Ipea”

  1. O Brasil coitado sofre muito, sempre escondem tudo desta nação mãe que tratam como Madrasta. Tudo estava orgazinadamente preparado. Senão vejamos e analisamos pausadamente e friamente o antes do processo eleitoral: 1- Anteciparam em uma semana antes o início do horário de verão condicionando com esta medida o resultado da contagem dos votos fosse divulgado em separado dos governadores e com isto devido o fuso horário das regiões a totalidade dos votos nos foi conhecida se sopetão, ficando a região norte a ultima e como vemos a Dilma tem um colégio eleitoral bem definido. 2- Camuflaram a Inflação. 3- estes itens de aumento de pobreza franciscana ou melhor Brasileiros vivendo abaixo da linha da miséria não divulgados pelo IPEA. 4 Aumento em uma década (10 anos) no Brasil do números de analfabetos ou seja não investimentos em educação no governo do PT. gastaram muito, mais muito mais do que arrecadaram. 5. PIb.- Com uma dívida mirabolante, acabado.6- A balança comercial desregulada pior resultado em 13 anos. Dificuldade extrema, estão fazendo marabalismo para fechar as contas internas. 6- dívida enorme com o FMI somos 0 terceiro País mais endividado o qual Lula bradava aos 4 cantos que tinha -mos pago a nossa dívida. Portanto acho que estava tudo combinado não teria como o Aécio ganhar esta eleição era muita sujeira por baixo do tapete,daí a expressão serena na fronte da Dilma, apesar de um pleito aparentemente duríssimo o seu semblante era de quem ja sabia o resultado final do pleito. Esse é o nosso BRASIL.

  2. O erro maior do Aécio Neves seu Vavá, foi não ter trocado a ponte aérea Senado- Copacabana por uma ponte aérea Senado -Nordeste. Mesmo que fosse por interesse ou por pouco tempo, comendo belas beiradas como papa quente, ter vindo tomar umas brejeiras com buchada, comer tapioca, tomar caldo de cana em resumo ter vindo conhecer e conviver com os Nordestinos que são bons acolhedores, hospitaleiros até dizer chega e fáceis de ser enganados como vem sendo por tantas décadas. Mais aparecer como um raio em pleno período de eleição e querer ser conhecido e reconhecido por quem ou por algum projeto destinado pelo mesmo beneficiando o Nordeste e seus Nordestinos e esperar votos de uma maioria que vivem do bolsa família do PT. aí é querer demais. Veja se não tenho razão seu Vavá, o nosso País é ÚNICO. Aqui até a matemática desdenha da estatística senão vejamos: Aumentamos em milhões o número de MISERÁVEIS e diminuímos o número de POBRES. Não dar pra RIR. É complicado de entender mais como estamos no Brasil de Pedro e de Cabral vamos rir KKKKKKKKK.

  3. Lembrando Vava pra quem não sabe ou disconhece, ” MISERÁVEIS” são aquelas pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e isto foi o que cresceu muito neste governo mentiroso do PT.

Não é possível comentar.