Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PORQUE HÁ TANTA VIOLÊNCIA? (Prof. Marcos Bacalháo )

marcos baclhao

A história da Humanidade tem sido uma constante de guerras e violência entre os humanos que não se reconhecem como irmãos e se confrontam entre si de várias formas hoje cada vez mais em suas rivalidades políticas, futebolísticas, religiosas ou outras, isso, já não falando da violência doméstica que se caracteriza por maus tratos ao próprio cônjuge que muitas vezes culmina na morte por assassinato.

 

A onda de violência em nosso país, ultimamente, vem preocupando os cidadãos. Diante de tantos assassinatos e de tanta barbárie, a população para e se pergunta: por que tanta violência? Será que as pessoas ainda se sensibilizam com ações violentas ou isso já se tornou normal? O que atrai tanto os jovens para o crime? O que a sociedade deve fazer para driblar a violência?

 

A resposta para tais perguntas está em uma percepção da vida social, que é resultante daquilo que a pessoa encontra em termos reais de sobrevivência. E a sobrevivência hoje enfrenta não só a violência, mas também problemas educacionais, desigualdade, o preconceito racial e de classe entre outros. 

 

A violência geralmente é uma resposta inadequada que uma pessoa dá diante de uma situação que ela não consegue compreender”.

E a sociedade constata que, de fato, algumas ações criminosas às vezes são motivadas em virtude de algum problema social.

 

Me solidarizo com as pessoas que são vítimas dessa onda de violência e faço minha a dor de cada uma, não posso deixar de desaprovar o recurso à violência para a solução de conflitos ou para a afirmação de interesses. Faço um apelo veemente à calma e à reflexão, para que se desarmem os espíritos e se deixem de lado as armas de morte!”

 

A violência se tornou tão banalizada para nós brasileiros que  colocamos pouca atenção nessa situação. Então essa anomia começa a fazer parte do nosso dia-a-dia, nos distanciamos do Estado, das pessoas, dos companheiros de vida social e só somos alertados quando esse problema se torna grave demais ou foge ao controle de qualquer situação”.

 

            Na minha opinião, acho que a violência existe desde que o mundo é mundo. Só que agora a violência esta banalizada. Vemos que pessoas com posição social comentem crimes horríveis e não vão para a cadeia ou ficam um ou dois anos e depois já estão na rua de novo e vivem como se nadam tivesse acontecido. Hoje as pessoas estão matando somente pelo prazer de matar. Acho também que que aumentou pelo número de usuários de drogas que aumentou muito. As pessoas não se respeitam mais, não tem mais amor pelo próximo, e assim por diante.