O PSB declarou nesta quarta-feira apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB). A Executiva do partido liberou, no entanto, os diretórios da Paraíba e do Amapá para ficar com a presidente Dilma Rousseff (PT). Isso porque nesses Estados os governadores, que são candidatos à reeleição, são apoiados pelo PT.
Além do apoio do PSB e do PPS, os dois principais partidos que estiveram com Marina Silva no primeiro turno, o tucano recebeu a adesão do PSC, do Pastor Everaldo, e do PV, de Eduardo Jorge. Aécio saiu vencedor no jogo de alianças políticas.
Marina já decidiu que não vai declarar voto em Dilma, mas para apoiar o tucano exige que o PSDB se comprometa com propostas para os índios, jovens e sem-terra, entre outros pontos. Se Aécio aceitar as ideias da Rede Sustentabilidade, ela o apoiará. Se não aceitar, ela ficaria neutra. A decisão sairá nesta quinta-feira.
Outro tema do “SBT Brasil” foi a inflação. O IPCA, índice que mede a alta de preços, subiu 0,57% em setembro. No acumulado em 12 meses, a inflação atingiu 6,75%. É um estouro significativo, acima do teto da meta oficial, que é de 6,5%.
Essa notícia teve um impacto negativo para a campanha de Dilma. Aécio ganha munição eleitoral contra o PT. No segundo turno, usará o discurso que a inflação alta é um dos “monstros do presente”, que tira a renda do trabalhador.
Confira o comentário: