O governador Ricardo Coutinho, candidato do PSB, rebateu, durante passagem por Campina Grande, críticas de adversários em relação ao fechamento de escolas no Estado. Após seu pronunciamento, postou em seu Facebook: “A Paraíba não quer andar para trás.” Há alguns dias, havia postado: “A Paraíba nunca viu um governo que tivesse tanta perspectiva pela educação.”
E disse mais: “A educação deve estar na base dos investimentos públicos de um Estado. Como governador, busco valorizar os professores e profissionais da educação e criar ações e programas que incentivem os estudantes paraibanos, diminuindo assim a evasão de alunos. Meu primeiro compromisso é trabalhar pela qualidade do ensino.”
Ricardo contestou Cássio, afirmando que havia uma escola em Barra de Santana com quadro de funcionários completo, e sem funcionar há dois anos. Citou outra em Algodão de Jandaíra, com uma sala de aula e que funcionava na garagem de uma casa. Em Brejo do Cruz, havia uma escola, disse ele, que só tinha um aluno matriculado, e esse aluno era o marido da diretora.
Na última segunda-feira (dia 11), o governador anunciou a implantação do passe livre para os estudantes do ensino médio das grandes cidades. Na verdade, o projeto do passe livre foi apresentado na Assembleia pelo deputado Anísio Maia. O projeto foi aprovado e levado à sanção do governador. No primeiro momento, o deputado Hervázio Bezerra, seu líder na Casa, contestou o projeto