No conceito moderno, a tirania constitui uma forma de atuação indesejada tanto na política quanto em outras relações humanas. Este significado de “tirania” está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder.Pois, é um termo de origem grega “ turannos” de forma ilegal.
Na política, o poder de um governo tirânico pode ser comparado ao absolutismo, despotismo ou mesmo ditadura. Esse tipo de governo pode acontecer através de uma revolução ou um golpe de estado ou através de eleições democráticas. O sentido negativo, será atribuído quando começar a haver restrições À liberdade de expressão, ameaças aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de manter o poder.
O termo tirania, pode ser aplicado também ao domínio de certas realidades sobre um indivíduo podendo mudar de alguma forma o seu comportamento, por exemplo, a tirania da comunicação, a tirania de uma paixão, a tirania da moda, etc.
Já, a democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Ela é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Em resumo, a democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa.A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. As principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos, liberdade de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade.
Quanto ao anarquismo, ele é um sistema político que defende a anarquia, que busca o fim do Estado e da sua autoridade. Também é um termo de origem grega “ anarkhia” que significa ausência de governo.
Representa o estado da sociedade ideal em que o bem comum resultaria da coerente conjugação dos interesses de cada um. Ela é contra a divisão em classes e por conseqüência é contra toda espécie de opressão de um sobre os outros. Vulgarmente ela é entendida como a situação política em que a constituição, o direito e as leis deixam de ter razão de existir.
O anarquismo é uma teoria política que rejeita o poder estatal e acredita que a convivência entre os seres humanos é simplesmente determinada pela vontade e pela convivência entre os seres humanos é simplesmente determinada pela vontade e pela razão de cada um. O anarquismo recusa a reforma progressiva como meio de desenvolvimento do estado, o qual deverá ser fruto da destruição racial da ordem estatal, através da ação direta, que inclui os atentados propaganda pela ação. Tenho dito!!!!