Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

OS PRETENDENTES A PREFEITURA DA CAPITAL

Já que atrai sempre um grande interesse, suspeita-se que a Prefeitura de nossa capital deve ter um mel bem gostoso. Outros dizem que tal interesse tem a ver com a repentina riqueza de um certo cidadão, que há alguns anos administrou o nosso município e concluiu o seu mandato respondendo alguns processos penais, porém  com a família bem abastada financeiramente. O fato é que circula por ai quase duas dezenas de nomes que se dizem candidatos a alcaide de nossa cidade, uns sem fôlego e sem votos, pedindo a Deus para ser indicado vice de alguém. Os nomes lançados até agora são muitos, principalmente do PMDB,  Manoel Junior, Benjamim Maranhão, Gervásio Maia Filho, e Fernando Milanez, ou seja, em tal legenda a briga vai ser intestina, pois primeiro os pretensos candidatos terão que comprovar estatura política para tanto.

OS PRETENDENTES A PREFEITURA DA CAPITAL II

Pela PSB o candidato natural é Luciano Agra, que contará evidentemente com a estrutura da própria Prefeitura, bem como com o apoio irrestrito do governador Ricardo Coutinho. Pelo PSL, surgem os nomes de Aníbal Marcolino, Nadja Palitot e Neto Franca, os dois últimos sequer contam com mandatos. Pelo PT o número é grande, aparecendo o deputado Luiz Couto, Luciano Cartaxo e Rodrigo Soares que preside a legenda. Já pelo PSDB surgem os nomes dos tucanos Cícero Lucena, a sua esposa Lauremilia, Ruy Carneiro, João Gonçalves e agora também Eliza Virginia. Já pelo PTB surge o nome do veterano vereador Tavinho Santos.  Como se observa muitos nomes, porém alguns sem nenhuma expressão ou estrutura política, já que foram eleitos vereadores e deputados estaduais nas lanterninhas e outros devidamente reprovados nas urnas. Ou seja, a maioria vai ter que primeiro combinar com os eleitores.

MORRE EDUARDO VALVERDE

O ex-deputado federal Eduardo Valverde, presidente regional do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, morreu no início da noite desta sexta-feira num acidente de trânsito na saída de Ji-paraná parea Ouro Preto. A Polícia Rodoviária Federal informou que por volta das 17h47, no Km 355 da BR 364, em Ji-Paraná/RO, ocorreu uma colisão frontal envolvendo o veículo Prisma onde viajava o ex-deputado e uma carreta, causando a morte de Eduardo Valverde e do militante petista Ely Bezerra Sales, que era sub-secretário municipal de Porto Velho. Valverde no último pleito disputou e perdeu o governo daquele Estado.

PREMIANDO SERVIDORES QUE TENHAM BOAS  IDEIAS

Por falar em Rondônia o governador Confúcio Moura vem inovando sempre e agora, lançou um programa que irá premiar o servidor que tiver em mente algum projeto que possa melhorar as práticas governamentais, será recompensado com uma gratificação de 50% sobre sua remuneração, em parcela única, no mês seguinte ao da aprovação. De iniciativa do próprio governador Confúcio Moura, o programa “Boas Idéias” vai premiar os servidores públicos que apresentarem idéias ou projetos inovadores. Poderão participar todos os servidores públicos estaduais, inclusive os ocupantes de cargos em comissão. Tal idéia bem que poderia ser aproveitada na Paraíba, pois com certeza revelaria valores que se encontram escondidos no seio do funcionalismo sem chances alguma de demonstrarem os respectivos talentos.

A REFORMA DO AEROCLUBE

Os dirigentes do Aeroclube decidiram iniciar a reconstrução da pista que foi destruída pela Prefeitura de João Pessoa, contando com a ajuda de R$ 100 mil, doados por alguns empresários. Melhor assim, pois a propalada ajuda prometida pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, não deverá acontecer por absoluta falta de legitimidade para tanto, pois não teria como justificar tal despesa com um clube particular, tanto que já tinha um monte de gente, esperando o anúncio da liberação do recurso, para barrar a intenção na Justiça. Por outro lado o prefeito aconselhado por um aloprado assessor prejudicou sobremaneira o início do Parque Parahyba, podendo com a conhecida lerdeza de nossa Justiça, concluir o seu mandato sem que tal questão esteja resolvida.

TRAJETO ALTERNATIVO

Por falar em vontade de realizar grandes obras, o prefeito Luciano Agra, bem que poderia aproveitar – quem sabe com o apoio do governo do Estado – a idéia lançada pelo Promotor de Justiça, Valério Bronzeado, que preocupado com o trafego no anel viário da Br 230, que atravessa João Pessoa e Bayeux,  sugere uma saída alternativa da cidade, ou seja, a construção de uma ponte nas imediações do Renascer ou da Praia de Jacaré, desembocando no Distrito de Livramento no Município de Santa Rita e daí uma via expressa até o viaduto de acesso à Campina Grande/Natal.Com tal trajeto alternativo, o trânsito na sua área mais critica ficaria totalmente desafogado, podendo ainda tal pista alternativa, através de uma alça, levar também a parte antiga de nossa capital.

A EXONERAÇÃO DE TOSCANO

Ainda se comenta muito a renúncia do secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano, que alegou motivos de doença para tanto. O assunto poderia passar quase ignorado se não fosse por um pequeno detalhe: ao tempo que anunciou se encontrar enfermo, o mesmo aceitou uma vaga no departamento de Planejamento daquela Pasta, que muitos desconfiam não passar de uma forma de garantir uma boa gratificação mensal, ou num português bastante claro aspone. A propósito da Secretaria de Saúde, se comenta por ai, que a esposa de Lindolfo Pires (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), Cecília Sarmento Gadelha Pires, pode ser nova Secretária da Saúde do Estado. Recentemente, Cecília foi nomeada diretora do hospital Arlinda Marques.

NOVO ASPONE

Por falar é aspone, a família Dunga não se contenta com apenas uma nomeação, mesmo que seja de secretário de Estado, como foi o caso de Dunga Filho, tanto que o suplente de senador, Carlos Dunga, solicitou audiência com o governador Ricardo Coutinho e exigiu a nomeação do neto Carlos Pedro Souza Marques, no cargo de Assistente de Gabinete II. O governador que prometeu ser diferente e fugir das velhas práticas e arraigados e nefastos costumes políticos precisa se resguardar e evitar tais fatos, que podem comprometer em definitivo a sua imagem.

O NOVO RICARDISTA HERVÁZIO BEZERRA

Fazendo o que todo mundo já sabia, o vereador e suplente de deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSDB), convidou a imprensa para uma desnecessária entrevista coletiva e confirmou a decisão de renunciar ao mandato no Legislativo da capital para passar a ocupar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Hervázio disse ter consciência de que sua decisão representa uma adesão à bancada governista, já que passa a depender a permanência de Manoel Ludgério no governo para poder manter assento na Casa de Epitácio Pessoa. Por favor, esqueçam tudo que Hervázio falou durante todos esses anos contra Ricardo Coutinho, era tudo brincadeirinha.

DOIS EXPEDIENTES NA UFPB

Por falar em Ricardo Coutinho, o mesmo foi bastante criticado por retomar dois expedientes nas repartições publicas, fazendo com que os servidores trabalhem às 40 horas semanais para as quais foram contratadas. Agora quem toma a mesma medida é UFPB, cujos servidores terão que trabalhar 8 horas diárias, ou seja, 40 horas semanais, tendo ainda que registrar o ponto eletronicamente. O pecado do governador foi apenas não ter oferecido para os servidores o vale transporte.

Esta coluna é publicada diariamente em sete portais e no blogdopedromarinho.com