Pular para o conteúdo

TERMINOU AS FERIAS : Barbosa manda prender João Paulo Cunha(04/Fev/2014)

Sessões da Câmara de Vereadores de Monteiro terão início nesta quinta

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, assinou nesta terça-feira (4) o mandado de prisão do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).

Um dos poucos condenados do processo do mensalão que permanece em liberdade, o parlamentar petista passou a manhã em seu apartamento, em Brasília. À GloboNews, o advogado Alberto Zacharias Toron, responsável pela defesa do deputado de São Paulo, informou que o cliente dele se encontra na capital federal e irá se entregar à Polícia Federal (PF) nas próximas horas.

O mandado de prisão foi assinado no início desta tarde, segundo a assessoria de imprensa do STF. Ainda não há informações sobre se a PF já recebeu a ordem de prisão.

Antes de Barbosa sair de férias no começo de janeiro, ele decretou o fim do processo do mensalão para Cunha, mas não expediu o mandado de prisão. Barbosa reassumiu a presidência do tribunal nesta segunda e, nesta terça, expediu o mandado.

Os ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski, que assumiram a presidência do tribunal provisoriamente por conta da ausência de Joaquim Barbosa, não tomaram nenhuma decisão sobre o caso. Durante a viagem, Barbosa chegou a criticar os colegas de tribunal por não terem assinado a ordem de prisão do parlamentar, mas ninguém se envolveu na polêmica.

Na Europa, Barbosa também comentou uma entrevista dada por João Paulo Cunha, que criticou a atuação do presidente do Supremo. O magistrado afirmou que não ficaria “de conversinha com réu” e afirmou que, na opinião dele, a imprensa dá espaço indevidamente a condenados e que eles deveriam permanecer no “ostracismo”.

A declaração gerou reações entre petistas e, segundo o coordenador da área júridica do PT, Marco Aurélio Carvalho, foi responsável pela arrecadação de R$ 1 milhão em doações para o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares pagar a multa imposta no julgamento do processo do mensalão.

Além da definição sobre a situação de João Paulo Cunha, o retorno de Joaquim Barbosa ao Supremo deve dar fim ao impasse relacionado a outro réu, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Jefferson pediu o direito a prisão domiciliar, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou para que ele cumpra a pena na cadeia. Joaquim Barbosa, agora, terá de dar uma decisão final.

Dos 25 condenados pelo STF no julgamento do processo do mensalão, 19 estão em presídios, um em prisão domiciliar (José Genoino), outro foragido (Henrique Pizzolato) e dois aguardam julgamento de recursos (João Cláudio Genu e Breno Fischberg). Dos que já poderiam estar presos, somente Cunha e Jefferson permanecem em liberdade.

 

2 comentários em “TERMINOU AS FERIAS : Barbosa manda prender João Paulo Cunha(04/Fev/2014)”

  1. QUANTOS HOMENS SÉRIOS DA QUALIDADE EXEMPLAR DE JOAQUIM BARBOSA EXITEM NO BRASIL? É DR. JOAQUIM BARBOSA, QUE PENA… QUE PENA… UM SÓ JOAQUIM BARBOSA E TANTOS, TANTOS MENSALEIROS POR ESSE BRASIL DE MEU DEUS, ROUBANDO O DINHEIRO DO POVO. QUANTAS CRIANÇAS, QUANTOS PAIS DE FAMÍLIA, QUANTAS MÃES, QUANTOS JOVENS, QUANTA GENTE, VIVEM NA MISÉRIA TOTAL, POR CONTA DESTES LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO.
    DE PARABÉNS ESTAMOS TODOS NÓS POR EXISTIR O ILUSTRE DR. JOAQUIM BARBOSA, E, ENVERGONHADOS TAMBÉM, TODOS NÓS POR EXISTIREM TODOS ELES LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO E DA CONSCIÊNCIA DO POVO BRASILEIRO.

  2. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA É VERGONHA NACIONAL.
    QUANDO É QUE OS POLÍTICOS DO BRASIL, VÃO CRIAR VERGONHA NA CARA E MODIFICAR AS LEIS DO BRASIL, PRINCIPALMENTE A LEGISLAÇÃO PENAL, UM CÓDIGO VELHO CADUCO DE 1940.
    QUANDO VAI SE ACABAR ESSA VERGONA QUE DÁ DIREITO AO ELEMENTO COMETER O MAIS HEDIODO CRIME E RESPONDER O PROCESSO EM LIBERDADE, MESMO NUMA SITUAÇÃO DE RÉU CONFESSO E PARA QUE ISSO ACONTEÇA É BASTANTE QUE ELE SEJA, PRIMÁRIO, TENHA BONS ANTECEDENTES, TENHA RESIDÊNCIA FIXA. QUE VERGONHA, É O MESMO QUE DÁ DIREITO A QUALQUER CIDADÃO COMETER O PRIMEIRO CRIME, POR MAIS HEDIONDO QUE SEJA.
    UM PAÍS EM QUE UM MENOR, TEM DIREITO A FAZER TUDO, MATAR, ROUBAR, ESTUPRAR, TRAFICAR, INCLUSIVE ¨VOTAR¨, (EXERCER A MAIS PLENA CIDADANIA), SÓ NÃO PODE SER PRESO E NEM MESMO ASSIM SER CHAMADO, DEVE SER CHAMADO MENOR APREENDIDO E SUA IMAGEM DEVE SER PRESERVADA. NÃO IMPORTA O CRIME OU OS CRIMES QUE O MESMO TENHA COMETIDO. SÓ NO BRASIL ISSO ACONTECE. É UMA VERGONHA.

Não é possível comentar.