Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ariano afastando-se da Paraíba lembra que dos 86 anos de vida só 15 viveu no Estado

Marcos Maivado Marinho

O irreverente e polêmico escritor Ariano Suassuna, que nasceu na Paraíba, mais precisamente no Palácio da Redenção, a sede do Governo do Estado, é realmente muito mais de Pernambuco, onde mora e tem domicilios fiscal e eleitoral, do que da sua terra natal.

Aliás, consta que Ariano ama Pernambuco e até odeia parte da Paraíba – o pedaço paraibano da Capital, João Pessoa, exatamente por causa do nome, que homenageia o contendor do seu pai, João Suassuna.

Centro de polêmica nas redes sociais esta semana por causa da resposta de Bella, uma pernambucana que está participando do Big Brother Brasil, da Rede Globo, classificando-o o maior escritor de Pernambuco, Suassuna provou ao Jornal do Commércio que é, realmente, e disso até se orgulha, um cara de Pernambuco.

“O que achou da resposta de Bella Maia?”, indagou a Ariano a reportagem do Caderno Viver, do jornal recifense.

Eis o que disse o escritor: “Eu fiquei muito agradecido. Foi uma delicadeza muito grande dela em relação a mim. Não sei quem é ela… Ela é pernambucana, né? Eu imagino que seja, porque se não Bial não ia perguntar a ela sobre Pernambuco, especialmente. Mais um motivo, mais um carinho que recebo do povo pernambucano. Eu sei que iam questionar. Mas eu vou fazer a defesa dela. Bial não perguntou “qual é o maior escritor pernambucano?”. Ele perguntou: “qual é o maior escritor da história de Pernambuco?”. Pode-se questionar se eu sou, mas não que ela tenha dado uma resposta errada. Porque nasci na Paraíba, mas eu pertenço à história cultural de Pernambuco também. Eu estreei na literatura em Pernambuco. Você sabe quantos anos tenho de vida? 86. Sabe quantos anos eu vivi na Paraíba? 15. Durante esses 15, fazia estágio em Pernambuco. Desde os dez anos, passo mais tempo em Pernambuco, que na Paraíba. Aqui, eu publiquei meu primeiro poema. Aos 18 anos, mais precisamente, no dia 7 de outubro de 1945. Participei do importante Teatro Popular do Nordeste, que fundei com meu querido amigo Hermilo Borba Filho, e criei o Movimento Armorial aqui. Escrevi também a minha primeira peça. Vamos tirar do assunto cultura e do assunto escritor… Se você me perguntar “quem foi o maior político pernambucano?”, vou dizer Agamenon Magalhães. Mas “qual o político mais importante da história de Pernambuco?”, vou responder que foi Miguel Arraes, apesar de ele ter nascido no Ceará.”

Tião Lucena