Serviço e atendimento aprovados
O Coordenador Nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, cumpriu agenda de trabalho em três dias de visita à Paraíba. No sábado reuniu-se com diversos prefeitos de municípios do interior em João Pessoa. Nesta segunda-feira pela manhã, Gilberto veio à Ingá conferir de perto o andamento dos projetos relativos a saúde bucal, atendendo à solicitação da Secretária Municipal de Saúde, Lindinalva Dantas.
A comitiva municipal que recebeu o coordenador nacional primeiramente no PSF localizado próximo à Secretaria de Saúde no bairro do Jardim Farias, foi composta pelo prefeito Manoel da Lenha (PSD), ao lado da primeira dama; o vice-prefeito Carlos Mendonça (DEM) e esposa, Helena Araújo; a secretária de saúde, Lindinalva, o secretário de turismo Vavá da Luz, o Diretor de Comunicação, Antonio Tito, o secretário adjunto de administração José Rodrigues, o vereador Gedeilson (DEM), a Coordenadora Municipal da Saúde Bucal, Dra. Claudia Castro Gama, a Coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Queila Damires, o técnico protético, Edi Severino da Silva e demais membros da pasta da saúde no Ingá.
Dr. Gilberto acompanhou pessoalmente o atendimento às pessoas feita pelo técnico protético e suas assistentes, em todas as suas etapas, desde a confecção do molde, passando pela preparação do material, até a colocação da prótese dentária ao paciente.
Dona Maria de Fátima Araújo, “Neta”, residente à rua Manoel Correia de Farias, 628, bairro do Emboca, recebeu sua prótese e fez questão de pousar ao lado das autoridades mostrando seu novo sorriso.
A Sra. Maria José Bezerra de Morais, residente no Sítio Várzea do Meio, zona rural do município de Ingá, também recebeu sua nova prótese e aprovou seu uso. “Fiquei muito satisfeita com o atendimento e principalmente pelo recebimento de minha chapa. Agora posso sorrir (risos)”
O protético, Edi, informou que o laboratório de Ingá confecciona cerca de 80 próteses mensais.
O prefeito Manoel da Lenha destacou a qualidade do material utilizado. Gilberto Pucca parabenizou pelo nível de atendimento e as adequadas instalações.
Ao final, o prefeito Manoel da Lenha ao lado do coordenador nacional, e autoridades municipais, deram por inaugurado oficialmente o Laboratório de Prótese Municial, na Unidade de Saúde Básica da Família VIII do futebol.
Em seguida, a comitiva seguiu para visitar as instalações do CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas )
Coordenador Nacional Também Visitou A Conclusão Do CEO De Ingá
Prefeitura distribuíra 2 mil kits aos alunos da rede municipal
A secretária de saúde do município, Lindinalva Dantas, ao lado do prefeito Manoel da Lenha, do vice Mendonça, e demais autoridades, conduziram o coordenador nacional da saúde bucal, Gilberto Pucca, para conhecer as instalações do CEO (CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS) que estão em fase de conclusão com previsão de inauguração para o início do segundo semestre deste ano.
A estrutura do prédio onde funcionará o CEO já está praticamente pronta, restando complementar as instalações dos equipamentos necessários.
O coordenador Gilberto aprovou as novas instalações e elogiou o prefeito Manoel da Lenha e a secretária pelo interesse em concretizar as parcerias na área da saúde com o governo federal, que é de suma importância para melhorar o atendimento à população, sobretudo aos mais necessitados.
Em seguida, a coordenadora municipal de saúde bucal, Dra. Claudia Castro Gama, acompanhada da coordenadora municipal do PSE (Programa Saúde na Escola) , Queila Damires Rodrigues Vasconcelos, levaram ao conhecimento do visitante, Dr. Gilberto, os 2 mil kits contendo pasta de dentes, escova e fio dental, adquiridos pela prefeitura, que serão distribuídos a todos os alunos da rede pública municipal, bem como palestras de prevenção.
Dra. Claudia informou que em breve estará sendo instalado um consultório odontológico na escola Major para atendimento exclusivo aos estudantes.
O Ingá conta atualmente com 1390 alunos entre escolas e creches. O Programa Saúde na Escola abrange todas as faixas etárias, trabalhando com avaliação nutricional, médica e psicóloga. Após a avaliação clínica do aluno, caso necessário, é feito o encaminhamento ao PSF de sua área para atendimento preventivo.
ASCOM – PMI
Não é possível comentar.