Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

João Pessoa sedia nesta terça lançamento do Salão de Turismo ‘Rota 101 Nordeste’

Oito cidades paraibanas (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Areia e Bananeiras.) integrarão a ‘Rota 101 Nordeste’. Nesta terça-feira (21) será apresentado ao trade, jornalistas e autoridades paraibanas o ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), às 9h da manhã. O salão vai ser realizado nos dias 4 a 6 de julho, no Centro de Convenções de Natal, e deve reunir cerca de 600 agentes de viagens e jornalistas dos quatro estados. O Salão é itinerante e será promovido também em João Pessoa, Recife e Maceió.

 

Os secretários de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, e de Natal, Fernando Bezerril, participarão dos eventos em João Pessoa e Recife. Ambos são anfitriões e apoiadores do ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’. Para Renato Fernandes, “o Salão será a principal ação promocional do Rio Grande do Norte este ano, já que receberá agentes de viagens e jornalistas do Nordeste, fato que impulsionará ainda mais o Turismo regional”. Ainda de acordo com o secretário, quando a Rota 101 Nordeste estiver consolidada todos se lembrarão que tudo começou no RN, que é o início ou o final da rota.

 

Renato Fernandes foi o responsável pelo fato do salão se realizar em Natal em seu primeiro ano, já que as outras três capitais queriam o privilégio de sediar o evento. No próximo ano, o Salão, que será itinerante, deverá ser realizado em João Pessoa, que vai inaugurar completamente o Centro de Convenções, cuja primeira etapa foi entregue no ano passado.

 

O que é o projeto – A proposta do ‘Rota 101’ (que é uma alusão à BR 101, que liga os estados nordestinos) é criar uma série de informações e opções para os turistas sobre a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e atrativos turísticos ao longo da rodovia, cruzando as principais cidades de cada estado, por meio de um Guia Turístico e um aplicativo. Na Paraíba serão destacados roteiros de sol e mar, envolvendo as cidades litorâneas.

 

O ‘Rota 101’ prevê ainda a inclusão de roteiros pelo interior dos estados que estejam a uma distância de até 135 km. Campina Grande, que tem o Maior São João do Mundo como seu maior produto turístico, vai estar inserida no guia. Também estão sendo contempladas as cidades de Areia e Bananeiras, que serão apresentadas como roteiros de aventura, esportes radicais e gastronomia, em especial pela produção da cachaça, além do clima.

 

Benefícios para a Paraíba – Entre as vantagens para os oito municípios paraibano, com o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, é a interação e a própria consolidação da Rota que abrange quatro estados do Nordeste,
estão projetos futuros de capacitação e qualificação, assim como sinalização turística e linhas de crédito para a instalação ou modernização de equipamentos tu rísticos que compõem a Rota.

Segundo o secretário nacional de Política do Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, o projeto da Rota 101 Nordeste tende a ser um modelo de integração de regionalização. O próprio Ministério do Turismo e o
Sebrae já acenaram com apoios à roteirização no Nordeste. E vale lembrar que o Banco do Nordeste, instituição que respalda grandes obras na região, é uma das patrocinadoras do Salão.




Agenilson Santana
83-3247-7019/8887-9802 (Oi)
/9843-7588 (Tim)< /b>
@agesantana
Facebook.com
/agesantana