A ouvidora da Polícia Valdênia Lanfranch disse hoje que o Ministério Público está investigando o enriquecimento de policias, fora da realidade financeira salarial. Valdênia garantiu que os casos são encaminhados a Corregedoria, mas que a maior parte segue sem resposta.
– O Ministério Público tem agido com muita firmeza no controle das atividades policiais e pediu abertura de auditoria para pode investigar esses casos. Mas encaminhei para o Ministério Público um ofício porque quem ia acompanhar essas auditorias eram policias indicados do próprio Comando, ou seja, não há isenção em investigações dessa natureza.
A ouvidora citou por exemplos denúncias de policias que ganham horas extras sem trabalhar e outros casos de indícios de enriquecimento ilícito dentro da Polícia. E apontou denúncia de que 85% dos casos que encaminhados não são dadas respostas pela Corregedoria. Ela ainda criticou que os investigados permaneçam em seus cargos.
– Com a lei de informação espero que a sociedade possa acompanhar (esses casos) um pouco mais.
No cargo desde 2011, a ouvidora informou que conclui sua participação no governo em setembro e não pretende continuar no cargo.
– Não quero recondução porque não gosto da ideia de perpetuação do poder.
As declarações foram concedidas durante entrevista a uma rádio local.