A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) da Paraíba criará 600 novas vagas para detentos através da construção de duas novas unidades prisionais no estado, a partir do próximo ano. Segundo o gerente executivo de sistemas da Seap, coronel Arnaldo Sobrinho, a ampliação do sistema penitenciário foi aprovada e autorizada pelo Ministério da Justiça e representará uma diminuição no déficit carcerário estadual, que hoje é de 3,2 mil vagas
De acordo com dados da Seap, a Paraíba tem 8.660 detentos em 5.394 vagas nas 80 unidades prisionais do estado (estatística de setembro deste ano). A superlotação é de 3.226 presos além da atual capacidade.
O Governo do Estado pretende dar início já a partir do próximo mês aos dois novos complexos penitenciários, em local ainda não definido na região metropolitana de João Pessoa, contemplando unidades com vagas femininas e masculinas.
O coronel Arnaldo Sobrinho informou que o projeto não interfere no cronograma de reformas que vem sendo realizado nas unidades prisionais. “Temos mantido o cronograma e estão agendadas reformas atualmente na região do Brejo. Estão em curso as principais reformas em Guarabira e Bayeux”, afirmou.
A construção será realizada em parceria com o Ministério da Justiça. “O processo tramitava desde outubro e agora foi aprovado pelo Ministério. Estamos contemplando todas as novas recomendações penitenciárias e o estado aderiu a um modelo estabelecido pelo Departamento Penitenciário”, explicou Arnaldo Sobrinho.