Pular para o conteúdo

Pra governo, RC vence na espontânea e Cássio na estimulada em JP (Do Blog do Luis Torres)

Circulando já de mão em mão, a última pesquisa do Instituto Opinião realizada no ano de 2012 também faz a primeira fotografia sobre a corrida eleitoral de 2014 e antecipa as discussões sobre a disputa pelo governo do Estado.

Pelos números que o blog conseguiu ter acesso, a pesquisa aponta os cenários da disputa, na pergunta espontânea e estimulada. Os números surpreendem.
De acordo com a pesquisa, que ouviu 1.000 eleitores somente em João Pessoa, entre os dias 15 e 16 de dezembro, o governador Ricardo Coutinho (PSB) vence na pesquisa espontânea. Ele aparece com 13,8% da intenção espontânea de votos. Em segundo lugar, a aparece o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que se mantém aliado do governador, com 9,1% das citações espontâneas. Na seqüência, o prefeito Luciano Agra (Sem Partido) com 3,8%.
 
Na quarta colocação, há quase dois anos do pleito, aparece o ex-governador José Maranhão (PMDB) com 2,3%. O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), considerado um dos nomes mais fortes da oposição, tem 2% das citações dos eleitores da Capital.
Na pesquisa estimulada, onde foram citados os nomes de Ricardo Coutinho, Cássio Cunha Lima, Luciano Agra e Veneziano Vital do Rego, a surpresa. O senador tucano aparece em primeiro lugar com 28% da intenção de votos. Na disputa pra governo, o governador Ricardo Coutinho aparece com 23,5% da preferência dos pessoenses, seguido doe Luciano Agra, a quem colocou na prefeitura, que tem 21,8%. Mesmo de Campina Grande, Veneziano aparece com 7% da preferência do eleitor de João Pessoa na estimulada.
Brancos e nulos somaram 8,5% e indecisos 11,2%.
Numa análise rápida, Cássio e Ricardo, que estão aliados, somam juntos, mais de 50% dos votos de João Pessoa. Agra e Veneziano, ambos na oposição ao governo, chegam a 28,7%.
Dos quatro estimulados, apenas Cássio assegura que não é candidato em 2014.
Pesquisa pra governador – eleitorado de João Pessoa
Espontânea *
Ricardo Coutinho – 13,8%
Cássio Cunha Lima – 9,1%
Luciano Agra – 3,8%
Zé Maranhão – 2,3%
Veneziano Vital do Rego – 2%
Luciano Cartaxo – 1,2%
Cícero Lucena – 0,9%
Manoel Júnior – 0,1%
Rômulo Gouveia- 0,1%
Branco/Nulo/Nenhum – 5,5%
Indecisos/ Não sabem – 61,2%
* O Instituto Opinião ignorou as citações que, somadas, não atingiam sequer 0,1% dos entrevistados.  
Estimulada
 
 
Cássio Cunha Lima – 28%
Ricardo Coutinho – 23,5%
Luciano Agra – 21,8%
Veneziano Vital do Rego – 7%
Branco/Nulo/Nenhum – 8,5%
Indecisos/Não sabem – 11,2%