Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

PREFEITA POLYANA FEITOSA DE POMBAL PERDE O MANDATO

Um dia após ser diplomada pela justiça eleitoral, a prefeita reeleita Polyana Feitosa, de Pombal, teve a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Assim, novas eleições vão acontecer na cidade. A decisão do TSE foi tomada ontem a noite.Os ministros Luciano Lóssio, Nancy Andrighy, Laurita Vaz e Cármem Lúcia, Henrique Neves votaram pelo indeferimento da candidatura. Já o relator do processo, Dias Toffoli acompanhado do ministro Marco Aurélio Melo votaram a favor da petista.

A CPI DO CACHOEIRA SE TRANSFORMOU NUMA GRANDE PIZZA


A CPI do Cachoeira que tinha como presidente o senador paraibano Vidal do Rego e como relator o deputado Odair Cunha se transformou numa grande pizza que foi servida ontem em Brasília.A votação que derrubou na manhã desta terça-feira, 18, o relatório final das investigações da CPI do Cachoeira apresentado pelo relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), foi apertada e o parecer foi rejeitado por uma diferença de dois votos. Com o apoio de parlamentares da base aliada e até a mobilização de suplentes da CPI, o placar da votação do texto terminou em 18 votos contrários e 16 favoráveis.Álvaro Dias criticou o que chamou de “dois pesos e duas medidas” do relator da CPI, que na última hora excluiu do texto o vereador do PSOL. O deputado Silvio Costa (PTB-PE), outro contrário ao relatório, classificou o parecer de “o mais mercurial que já viu neste parlamento”. “Eu nunca vi tantas idas e vindas neste relatório”, completou. O líder do PPS da Câmara, Rubens Bueno (PR), que chegou a apresentar um relatório em separado, também surpreendeu e disse que é, no mínimo, uma “desconsideração” não aprovar o trabalho de Odair Cunha no período. “Esse documento não exclui nada, o conluio da madrugada e da noite”, destacou.

LUCIANO CARTAXO REVELA NOVOS SECRETÁRIOS

O prefeito Luciano Cartaxo divulgou ontem mais 18 nomes que irão compor o seu governo a partir de janeiro próximo. Opetista informou que o vereador e perito criminal da Polícia Federal, Geraldo Amorim (PDT), vai dirigir a nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Já o nome do secretário da nova Secretaria de Acompanhamento Governamental será anunciado posteriormente. O futuro gestor informou também novos nomes de secretários que vão compor seu governo. Para a Secretaria da Saúde foi indicado o médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo e o administrador Roberto Wagner Mariz Queiroga vai comandar a Administração. A secretaria de Turismo fica sob a gestão do empresário Roberto Lucena Ramalho Brunet (atual secretário) e a política de Habitação Social ficará sob a responsabilidade de Maria do Socorro Gadelha Campos, atual Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades.

LUCIANO CARTAXO REVELA NOVOS SECRETÁRIOS II

Luciano Cartaxo anunciou ainda os nomes para a Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres, a historiadora e enfermeira sanitarista Maria do Socorro Borges Barbosa. Na Secretaria do Meio Ambiente o nome foi o do analista ambiental do IBAMA, Edilton Rodrigues Nóbrega. A secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política será comandada pelo advogado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT. O Secretário adjunto da Comunicação será o publicitário Rafael Samways e o da Secretaria do Desenvolvimento Social continua sendo o sociólogo Joubert Fonseca. Já o Secretário Executivo do Orçamento Participativo será o gestor Hildevânio Macedo. A secretaria da Juventude, Esportes e Recreação será dirigida pelo administrador Sérgio Meira e secretário adjunto será o especialista técnico em esportes, Oscar Moura Diniz Jr. O Procon Municipal ficará sob a responsabilidade da advogada Nadja Palitot e a Secretaria de Ciência e Tecnologia será administrada pela jornalista Marly Lúcio.

O JARDIM OCEANIA E A PAVIMENTAÇÃO INACABADA

Por falar em Prefeitura a obra de pavimentação do Jardim Oceania no Bessa, perfazendo cerca de 10 ruas, foi solenemente inaugurada pelo prefeito Luciano Agra, com direito a discurso e banda de música. O problema, porém é que tal trabalho nunca foi concluído e agora se encontra totalmente parado com os paralelepípedos espalhados pelas vias, dificultando o acesso dos moradores. Se tal obra não foi paga ainda é bom que a Prefeitura não o faça, pois algumas ruas que recentemente foram liberadas, já estão soltando as pedras e com problemas nas tampas dos bueiros, podendo inclusive provocar acidentes, principalmente aos motociclistas, se por acaso o serviço já foi pago é bom solicitar a devolução do dinheiro.

MARCOS MAIA O FALASTRÃO

Diz a nossa Carta Magna diz claramente que se dará a perda do mandato se dará entre outros motivos pela condenação transitada em julgado. Diz o Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: III – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, ou seja, as casas legislativas têm papel meramente declaratório no caso, ou seja, o preceito constitucional que determina uma nova análise das condenações, não se aplica quando o STF julgar casos originários. Pelo visto esse Marcos Maia é daqueles que vão ao cinema, enquanto fica todo mundo torcendo pelo mocinho o mesmo torce e vibra com bandido. Ora, como pode o sujeito ficha suja, devidamente condenado exercer um mandato popular. Uma desobediência explicita assim, se fosse um pobre mortal como nós, logo iria em cana.

LUIZ COUTO E A INCOERÊNCIA

O deputado federal Luiz Couto (PT) recebeu da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Prêmio Direitos Humanos 2012 na categoria ‘Dorothy Stang’. A cerimônia aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Couto foi recepcionado pela presidente Dilma Rousself que lhe entregou um certificado e um troféu. Será que é por isso que ele mesmo sendo nordestino e paraibano é o único a favor do veto da presidente Dilma com relação a distribuição dos royalties, É difícil crer em tanta incoerência.

DIOCESE DA PARAÍBA QUER AFASTAR PADRES COM MANDATOS

O Arcebispo Dom Aldo Pagotto espera uma determinação assinada pelo papa Bento XVI proibindo os padres Luiz Couto e Frei Anastácio de celebrarem missas ou realizarem qualquer ato religioso enquanto estiverem desenvolvendo atividade política. O arcebispo declarou que a orientação do papa é a de não tolerar frades ou padres exercendo mandatos eletivos concomitantemente com a atividade religiosa e isso será cumprido ao pé da letra tão logo chegue às suas mãos, em forma de documento subscrito pelo chefe maior da igreja. Ora, ora, ora, independente do exercício de mandato, o maior político de todos é o próprio arcebispo Dom Aldo que vivia endeusando Cássio Cunha Lima e fez violento pronunciamento quando o mesmo foi cassado pelo STF e deixou o governo do Estado, sem falar que era figura carimbada nos guias eleitorais do nosso estado, onde apareceu por mais de uma vez, defendendo nomes. Se for por envolvimento com política e políticos o primeiro que deveria ser afastado seria o próprio arcebispo.

CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO NA RUA SÃO MIGUEL

Na tradicional Rua São Miguel, num belo conjunto residencial próximo a igreja que tem o mesmo nome da artéria, um proprietário vem de forma clandestina modificando uma das casas que formam o citado conjunto e que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O mesmo por enquanto vem preservando a frente do imóvel e por detrás surge uma construção que vai modificar praticamente toda visão que se tem das centenárias casas. O difícil é saber como o mesmo conseguiu licença para a construção junto a Prefeitura e caso seja uma obra clandestina, mais difícil ainda imaginar que não passe pela importante artéria um fiscal da Prefeitura ou alguém do IPHAN.

TRE CASSA MANDATO E SUSPENDE DIREITOS POLÍTICOS DE FELIPE LEITÃO

O TRE decidiu manter a cassação do mandato de Felipe Leitão e a suspensão dos seus direitos políticos por oito anos, conforme já havia sido decidido em primeira instância, por estar ele enquadrado na lei da ficha limpa. Assim sendo, o diploma recebido pelo vereador eleito no último pleito poderá ser anulado dando vez assim ao primeiro suplente da sua coligação.O danado é que Leitão e os seus familiares gastaram uma boa grana na última campanha e agora o mesmo poderá dar com os burros n’água.

13º DO BOLSA FAMÍLIA DEIXOU DE SER PROMESSA

No seu programa de rádio semanal o Governador Ricardo Coutinho anunciou que todas as 503.561 famílias beneficiadas com o programa Federal “Bolsa Família” serão beneficiadas com o recebimento do “abono natalino”13º, bancado pelo Governo do Estado. A ação foi uma promessa de campanha do então candidato socialista em 2010, quando disputava o cargo com o governador José Maranhão (PMDB). O mesmo declarou que gostaria de ter pago no ano passado, mas o quadro financeiro que encontrou não permitia”.Revelando que os custos do ‘13º’ para o Estado serão de R$ 16.113,52, Ricardo aposta que o incremento no orçamento dos mais pobres não só beneficia que recebe, mas a própria cidade.

Esta coluna é publicada no http:/www.blogdopedromarinho.com e em seis portais