Pular para o conteúdo

Agra reúne equipe de transição antes que façam primeiro encontro com os indicados por Cartaxo

 Os secretários membros da comissão de transição de governo, designada pelo prefeito Luciano Agra nesta sexta-feira (9), já começaram os trabalhos de forma imediata. A primeira reunião aconteceu no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com a presença do gestor, e teve como objetivo discutir como se dará, no âmbito da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o trabalho de disponibilizar as informações e os dados necessários à transmissão de governo.

“Decidimos começar de imediato a garantir que todo o processo de transição, que será complementado também com a participação da comissão definida pelo prefeito eleito Luciano Cartaxo, ocorra da forma mais célere e tranquila possível”, ressaltou Agra. A comissão é composta pelos secretários municipais de Planejamento, Aldo Prestes; Comunicação, Marly Lúcio; Saúde, Roseana Mira; Educação, Luis Junior; e pelo procurador-geral do município, Vandalberto Carvalho. O grupo deverá se reunir na próxima semana com os integrantes da comissão de transição indicados pelo prefeito eleito, que são: o professor de contabilidade da UFPB Marcelo Pinheiro de Lucena; o auditor fiscal Fábio Guerra; os advogados Sérgio Ricardo, Rodrigo Farias e Anselmo Castilho; o professor da UFPB Eder Dantas; e o jornalista Marcus Alves.

A formação da comissão tem como base legal a Lei Municipal Nº 1.710, de 20 de janeiro de 2012. O texto define que o processo de transição democrática deverá levar em conta princípios como: prevalência do interesse público; garantia da continuidade das ações, dos projetos e programas em andamento; e garantia de uma passagem de governo sem prejuízo dos serviços essenciais prestados à população, entre outros critérios.

De acordo com a lei – A lei prevê que a equipe de transição deve ter como objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública municipal e preparar os atos de iniciativa do novo prefeito, a serem editados imediatamente após a posse, assim como propiciar condições para que o candidato eleito receba de seu antecessor todos os dados e informações necessários à implementação do programa do novo governo.

Os componentes da equipe deverão ter acesso, a partir de agora, às informações relativas às contas públicas, aos programas e projetos da Administração Municipal, bem como à estrutura administrativa e à relação de ocupantes de cargos, empregos e funções públicas, além de informações sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), definidas para o ano de 2013

As ações deverão ser orientadas também a partir do que define o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em resolução própria que dita normas para a transição de mandatos em administrações municipais. O texto orienta os agentes públicos sobre as condutas que devem ser adotadas nesse período. O trabalho da comissão de transição de governo deverá ser encerrado até o dia de posse do novo prefeito.

MaisPB com Secom JP