Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O MAU EXEMPLO DE RICARDO COUTINHO

Enquanto em São Paulo o petista eleito Fernando Haddad foi recebido civilizadamente pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) e pelo governador Geraldo Alckmin,(PSDB), cujo governador tucano prometido ofereceu inclusive parcerias ao novo prefeito, pelas bandas cá o governador Ricardo Coutinho sequer enviou os cumprimentos ao novo prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, que de forma legal dentro do que prevê a legislação eleitoral ganhou os dois turnos na capital. É por essas e outras que a nossa Paraíba anda na lanterna dos demais estados da Federação e caso queira melhorar terá obrigatoriamente que modificar as cabeças dos nossos políticos.

VAVÁ DA LUZ NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO DE INGÁ

O nosso querido e velho amigo Vavá da Luz vem fazendo história e se firmando junto à classe política pela pessoa amiga e correta que é e acima de tudo pelos conhecimentos adquiridos na longa história da vida, como servidor e dirigente de grandes empresas de turismo espalhadas pelo Brasil, tendo ainda trabalhado em outras atividades comerciais sempre se revelando um profissional muito competente. Para premiar o talento desse velho ingaense o novo prefeito de Ingá Manoel da Lenha, já começa muito bem, convidando Vavá para ser secretário de Turismo daquela cidade que ele Vavá conhece e ama como ninguém. A cidade de Ingá que indevidamente perdeu parte do belo nome já que anteriormente era chamada de Ingá do Bacamarte, tem ali o maior e mais complexo conjunto rupestre as pedras de Itacotiara com grande quantidade de caracteres e signos ainda por serem decifrados.

VAVÁ DA LUZ NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO DE INGÁ II

Ali Vavá com os conhecimentos que tem daquele local, pois se localiza quase dentro da propriedade e cujo conjunto ele aprendeu a gostar desde a infância, poderá sob a gestão dele, finalmente figurar entre os grandes pontos turísticos de nossa Paraíba, bastando apenas que o novo secretario com os conhecimentos profissionais adquiridos durante toda a vida busque até mesmo junto a iniciativa privada a Construção de hotel/pousada e restaurante, visando dar um melhor conforto e até mesmo uma maior permanência do turista no local, já que hoje em dia a visita se realize de maneira muito rápida. Deve ainda o novo secretário, tratar da ampla divulgação daquela área e organizar um turismo receptivo com maior ênfase na capital João Pessoa, incluindo também Ingá e suas pedras em todos os eventos turísticos realizados no Brasil e que o nosso Estado coloque algum stand. Por fim, fazer uma boa sinalização ao longo das nossas rodovias informando da existência do sítio arqueológico. Para completar todo esse conjunto de atrações, poderia- ainda algumas das belas propriedades rurais de Ingá se transformar em confortáveis e atrativos hotéis-fazenda. Parabéns a Manoel da Lenha ee ao seu vice Mendonça pela escolha de Vavá da Luz, que se antes já amava e cuidava dos interesses de Ingá imagine agora. Em tempo; comprovando o prestígio de Vavá o prefeito Luciano Agra em seu twitter classificou o mesmo como: ” Matuto cibernético, amigo de fé, irmão e companheiro”. Só quem como eu amigo Vavá há quase 45 anos, sabe e pode avaliar o que sente Luciano Agra.

PROPOSTAS QUE FALTARAM NA CAMPANHA

Durante a campanha surgiram propostas das mais mirabolantes, como doação de geladeiras, fogões, tablets, localizador de disparos, aero-trens dentre outros. Porém, três grandes problemas de nossa cidade não foram tratados por nenhum dos candidatos, como por exemplo, a destruição do nosso casario, muitos deles em ruínas podendo desabar a qualquer momento, apagando assim parte do nosso passado. Um exemplo claro de tal descaso é a casarão na Praça da Independência, onde residiu o presidente João Pessoa. Outro assunto da maior gravidade diz respeito à barreira do Cabo Branco, que por conta da forte erosão vem paulatinamente sendo destruída sem nenhuma ação por parte do governo do estado ou mesmo pela Prefeitura da capital e finalmente o mais grave de todos, já que envolve gente, a questão de dezenas de viciados em drogas que circulam sem rumo pela cidade, principalmente no ponto de Cem Réis e na orla da Praia de Tambaú e Manaira. Coma palavra o novo prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo

AS PESQUISAS EM 2012

Este aprendiz de digitador, logo no início da campanha quando Luciano Cartaxo figurava em 4º lugar nas pesquisas, andou em vários bairros pedindo votos para um irmão candidato a vereador e nessa guerra em busca de votos em cerca de 25 casas de pessoas realmente amigas, ouviu em 24 dessas casas visitadas que o candidato a prefeito seria Cartaxo e em apenas numa delas ouviu da pessoa da casa que estava em duvida entre Cartaxo e Maranhão. Com tal amostragem extraída em cerca de 10 bairros, escrevi aqui neste espaço que os institutos de pesquisa, a exemplo de 2010 quando deram José Maranhão como governador, novamente iriam se desmoralizar e que era bom que eles correrem para revisarem tais números, pois à medida que o pleito se aproximasse iria ficar muito difícil fazê-lo. O fato é que coincidência ou não, em poucos dias Cartaxo pulou para o primeiro lugar e nunca mais saiu.

AS PESQUISAS EM 2012 II

Por uma questão de justiça é preciso registrar que salvo esse inicio um tanto nebuloso todos os institutos de pesquisa andaram bem perto dos números saídos das urnas, tanto no primeiro como no segundo turno, mesmo registrando algumas reclamações dos aliados da candidata Estelizabel de que a mesma figurou todo tempo na quarta posição e ao se abrir as urnas saltou para o terceiro lugar não indo para o segundo turno por pouco mais de 600 votos. É preciso não esquecer que existe a margem de erro em torno de 4 pontos percentuais e portanto não ocorreu nada de estranho na oscilação da mesma.

CARTAXO E OS ADESISTAS DE ÚLTIMA HORA

Como Luciano Cartaxo foi vereador na capital em várias legislaturas e, portanto é chover no molhado querer ensinar ao mesmo sobre a postura de certos políticos que vendem a alma para ficarem próximos ao poder e tentam arrancar tudo que o gestor possa oferecer. Cartaxo começou a sua campanha com poucas pessoas lhe cercando e à medida que o seu nome foi crescendo na disputa, principalmente no segundo turno eis que surgiram dezenas de adesistas, muitos deles bastante conhecidos pelas inúmeras traições praticadas contra ex-gestores. Ao iniciar a sua gestão já se comenta que Cartaxo, terá muita tranquilidade para aprovar os projetos de interesse do Poder Executivo na Câmara Municipal.

 

BIRA FICA NA CÃMARA E ACABA COM SONHO DE SANDRA MARROCOS

O Tribunal Superior Eleitoral referendou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e julgou improcedente o pedido do PSB de cassar o registro de candidatura do vereador Bira (PSB). Expedida pela ministra Larita Vaz, a decisão mantém como legítima a reeleição do parlamentar pessoense, que terminou o pleito como o 4º mais votado, com 5.510 votos. Com isso o sonho de Sandra Marrocos primeira suplente do PSB de assumir a titularidade do mandato cai por terra, salvo se o governador Ricardo Coutinho para premiar a mesma ofereça a Zezinho do Botafogo ou ao novat Renato uma vaga de secretário no governo do Estado.

TAVINHO PERDE MAIS UMA VEZ NO ROGER

Por falar em adesistas de última hora, Tavinho Santos contra a vontade José Maranhão se transformou por exigência do PTB como seu vice na disputa para a Prefeitura da Capital e por incrível que possa parecer José Maranhão perdeu feio exatamente no reduto de Tavinho o Bairro do Roger, cujo vice sequer conseguiu eleger o seu irmão Carlos Santos. Mais recente já no segundo turno, Tavinho com seus companheiros petebistas com pompas e circunstâncias aderiam a candidatura de Luciano Cartaxo. Pois bem, Cícero Lucena dos 56 bairros da capital, conseguiu superar Luciano Cartaxo apenas no Roger 2.341 contra 2082. Pense numa adesão sem futuro.

PT NÃO SERÁ COADJUVANTE DO PMDB EM 2014

Essa questão de apoio político é muito complexa e envolvem muitos interesses, alguns às vezes até inconfessáveis. O PT em duas eleições figurou como coadjuvante do PMDB e este ano a legenda ao buscar o apoio de José Maranhão no segundo turno, ouviu dele depois de longo suspense um sonoro ‘NÃO’. Agora membros do PMDB andaram informando que em2014 esperavam contar mais uma vez como PT no projeto de eleger Veneziano Vital do Rego, tendo o deputado petista Anísio Maia coerentemente de bate- pronto descartado tal apoio, alegando que o PT depois da falta de reciprocidade do PMDB E da consagração nas urnas não irá andar a reboque de ninguém.

O MEL DE DURVAL FERREIRA E A PERMANÊNCIA NO PODER

Por falar em Câmara Municipal, o vereador Durval Ferreira reuniu um grupo formado por 16 vereadores que assinaram manifesto em defesa da recondução do seu nome à presidência da Câmara de João Pessoa. Durante o encontro, foi entregue a Durval Ferreira durante café da manhã no Hotel Caiçara, um documento foi assinado pelos vereadores Benilton Lucena, Fuba, Chico do Sindicato, Helton Renê, Zezinho do Botafogo, Fernando Milanez, Marcos Antônio, Djanilson da Fonseca, Lucas Brito, Bosquinho, Renato da Emlur, João dos Santos, Sérgio da Sac, professor Gabriel, Santino e Luis Flávio. O difícil é saber qual o mel que Durval oferece para que os vereadores, para que os mesmo sem contestação desejem Durval pela quarta vez na presidência da Casa de Napoleão Laureano. Tomara que tais adesões não tenham nada a ver com o excesso de cargos comissionados que superam em quatro vezes o numero de servidores concursados.

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais

Não é possível comentar.