Pular para o conteúdo

MINHA PRIMEIRA PROFESSORA Marcos Bacalhao)

Dona Lourdes, nossa eterna Professora acompanha garbosamente o desfile de sua escola no sete de setembro
ENSINAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTOS, MAS CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO. (PAULO FREIRE)
Existem fatos e experiências na vida que a gente nunca esquece. A fase escolar por exemplo, assim como o primeiro amor, cristaliza-se na memória e avança na linha do tempo, acompanhando-nos durante toda a nossa existência.
Eu, havia sido alfabetizado em casa na Fazenda Tambor, por minha mãe e meu pai, e o meu primeiro livro foi a eterna Cartilha do ABC. Minha alfabetização não me foi nada enfadonha,porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra molhada do quintal da fazenda.
Minha primeira professora, aquela que Deus nomeou para substituir milhares de mães, pois quando íamos para a escola quem estava lá era nossa mãe, que conduzia às aulas com muita ternura, calma, sabedoria, cativando e amando cada filho como se fossemos as pessoas mais importantes do mundo.
Maria de Lourdes Pequeno de Medeiros, foi a única que para mim virou uma insígnia eterna.Foi ela que me guiou pelos caminhos fascinantes das primeiras letrinhas que graciosamente formam os primeiros textos os quais, brotam com um passe de mágica ante aos olhos extasiados dos meus colegas de classe.
Quando ela entrava pela portas da sala era como se um luz acendesse, era brilhante. O exemplo de toda a minha vida.Ouvi-la, era o elixir, pois cativava no olhar, no falar, no andar, no fazer. O maior exemplo de ética, honestidade, sapiência, mora e moral. Religiosidade e todas as qualidades que possamos atribuir a uma pessoa.
Todas as pessoas que conheceram D;.Lourdes Pequeno, tiveram e têm de tudo para viver com dignidade, ética e moral, pois teve os maiores ensinamentos e exemplos de todos os tempos.
Obrigada professora Lourdes Pequeno, você continua influenciando minhas decisões e continua sendo minha segunda mãe. Obrigada milhares de vezes por tudo que me ensinou.
Marcos Bacalháo