Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

TAVINHO DIZ QUE ELEITORES SÃO ADEPTOS DA CORRUPÇÃO

Candidato a vice-prefeito na chapa do PMDB, o vereador Tavinho Santos deu neste domingo uma “tuitada” daquelas do tipo bumerangue, que pode se voltar contra quem o disparou, ou seja, o mesmo ao defender a classe política, atingiu o povo, dizendo que a corrupção vem do povo também e até recomendou ao TRE acompanhar a compra de votos, inclusive por parte do povo que também é adepto da ‘corrupção” eleitoral. Na eleição passada, Tavinho já visualizando a sua derrota nas urnas, fez o maior espalhafato sobre compra de votos e ao ser chamado na Polícia Federal desconversou e não deu o nome de ninguém. Como o mesmo não esclareceu nada em 2008, certamente também não o fará agora.
”.
GOVERNADOR ANUNCIA CONCURSO SUSPEITO

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na manhã desta segunda-feira (01/10), que o Estado realizará concurso público para o preenchimento de 5.412 vagas. Ele assinará uma Medida Provisória criando cargos de nível médio e anuncia concurso público em diversas áreas, no âmbito do Poder Executivo Estadual. A solenidade ocorre nesta terça-feira (02/10), às 10h00, no salão nobre do Palácio da Redenção. A Medida provisória detalhará as áreas, as vagas e os procedimentos para a realização desse concurso. Como o governador vive dizendo que não chama as pessoas concursadas para não ferir a lei de responsabilidade fiscal, fica difícil entender o concurso ora anunciado, que mais parece uma jogada eleitoreira.

MARANHÃO DOOU TERRENO A CANDIDATO QUE FOI PRESO

Um dia desses se descobriu que José Maranhão teria ao término do seu mandato no Maranhão III, doado um valioso terreno na estrada de Cabedelo para o filho de Cícero Lucena, numa transação mal explicada cujo processo tramita na Justiça até hoje. Agora o candidato a vereador que foi preso Ironaldo Leal, vai a uma estação de rádio e tenta explicar a sua prisão e a existência da tal cooperativa habitacional que dirige e revela que recebeu do governador José Maranhão, um grande terreno para construção de casas que jamais foram construídas. Para quem é reconhecidamente mão fechada com o seu patrimônio, parece que com o nosso o homem é bem mão aberta. 

A EMPRESA CLARO TIRA QUALQUER UM DO SÉRIO

Um amigo desta coluna revela que tinha um contrato com a Claro-TV e diante da fraca programação e repetição dos filmes resolveu rescindir o contrato com a mesma e teve todas as dificuldades do mundo para fazê-lo. Depois de conseguir rescindir o contrato com tal empresa, o mesmo passou a enfrentar um novo problema, funcionárias de empresa não param de ligar para sua residência tentando de todas as maneiras o seu retorno, sendo o mesmo importunado duas ou três vezes por dia, num terrível assédio moral. Como no Brasil o consumidor definitivamente não é respeitado, tal amigo já pensa em procurar a Justiça.

O MAGICO CÍCERO LUCENA

O governador Ricardo Coutinho sempre com a sua língua afiada recordou a gestão de Cícero Lucena na Prefeitura de João Pessoa e atacou: ‘A cidade não tinha um prefeito. “Tinha um mágico, onde o dinheiro sumia no meio do caminho”. Ainda falando em Cícero os socialistas, verificando que os ataques contra Cartaxo não vinha surtindo efeito, resolveram agora nos últimos dias, falar dos inúmeros processos que o senador responde na Justiça, pretendo assim colocar sua candidata Estelizabel no segundo turno. 

CÍCERO E AS PROMESSAS JÁ EXISTENTES 

Por falar em Cícero Lucena o mesmo anda prometendo no guia eleitoral, fardamento completo para os alunos, merenda e escolas em tempo integral, além da reforma do Mercado da Torre. Alguém precisa avisar ao mesmo que tudo isso já existe, inclusive a reforma do mercado, que já se encontra em fase bem adiantada.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

De repente todos os candidatos resolveram falar de escola integral, ignorando que já existem algumas e a edilidade não pode adotar o mesmo sistema para todas as escolas, pois como as mesmas funcionam em dois turnos, se teria de imediato que construir o dobro das escolas hoje existentes e contratar milhares de servidores, para atender as novas escolas.Gente é bom pensar antes de prometer.

O MAU DESEMPENHO DOS VEREADORES DA CAPITAL

Marcos Pires em artigo publicado no Correio da Paraíba revela o fraco desempenho dos atuais vereadores da capital, auferido em várias pesquisas e revela que é bastante difícil algum lembrar pelo menos três projetos de algum deles, mesmo aqueles projetos que não servem para absolutamente nada. Pois é Marcos, o fato é que os mesmos conseguem se reeleger pela força do dinheiro, pois gastam muito mais do que em tese irão perceber no exercício do mandato. Um determinado candidato a reeleição, além de centenas de placas, carros de som comitês, mandou fazer 25 mil CDs para distribuição gratuita com os eleitores. Com relação a Marcos Pires, o mesmo só cometeu um pecado no seu bom artigo, relacionou os nomes de três amigos seus como bons candidatos, quando deveria se omitir de fazê-lo, em nome da igualdade do pleito. 

O MAU DESEMPENHO DOS VEREADORES DA CAPITAL II

Ainda falando em vereadores, alguns que buscam a reeleição, na falta do que apresentar a população usam o guia eleitoral e falam coisas sem nenhum sentido, como por exemplo, diz um deles, ser o responsável pelas academias existentes nas praças da capital, outra que é autor do projeto da inexistente universidade municipal e até uma vereadora que diz ser a responsável pela UPA de Manaira e que irá instalar uma UPA em cada bairro da cidade, ignorando que o Ministério da Saúde só libera recursos para uma UPA a cada 150 mil habitantes, ou seja em João Pessoa só caberia então quatro UPAs. São muitas mentiras e desesperos para obtenção do mandato. 

PROVÁVEIS VEREADORES DA CAPITAL

Com base nos pleitos de 2004 e 2008 e nas cinco pesquisas recentemente divulgadas, no próximo dia 05 sexta-feira, portanto 48 horas das eleições, vamos divulgar aqui um retrato da próxima Câmara Municipal da Capital, para que se possa depois do resultado oficial fazer um comparativo e verificar os erros e acertos.Podem aguardar.

POLICIAL PARAIBANO MATA PELA SEGUNDA VEZ

Um policial civil de nome Kenpf Chemaco Fernandes Gouveia, que em dezembro passado EM Pernambuco já havia assassinado uma pessoa, esta semana utilizando um revolver da própria Secretaria de Segurança da Paraíba, assassinou o universitário Suedson Magno de apenas 22 anos e feriu outro numa festa em Alagoa Grande, em razão de um simples acidente de trânsito. Fica difícil compreender como uma policial que assassinou alguém há cerca de um ano, ainda esteja nas fileiras da instituição e o pior: que o mesmo esteja portando uma arma pertencente à instituição que com certeza foi autorizada por algum superior hierárquico que deveria responder de forma solidaria pelo crime ora cometido, pois entregou um arma a quem sabidamente não tinha condições de portá-la.A Corregedoria da Polícia Civil, além do dever de explicar as razões da permanência do mesmo na instituição até agora, deve apurar, claro, o crime agora cometido, bem como a responsabilidade de quem armou a sua mão. 

A FALA DE LOURDINHA LUNA

Oi Pedro, bom dia: Meu conterrâneo, agrônomo Antônio Gondim, do velho ramo de Areia em que, pelo lado paterno, figura Pedro Gondim e pelo materno José Américo. Ele é meu confrade na Academia de Letras de Areia e diretor de nosso jornal, mas, reside em João Pessoa, onde trabalha.. Antônio sempre me manda e-meios em que trata de assuntos relevantes da política nacional ou da cultura do país.Hoje ele transmite uma noticia que merece registro. Diz ele que o Ministro Celso de Mello, o decano do STF mencionou a possibilidade de ser nulo, o aprovado no Congresso, com a votação dos deputados comprometidos com o Mensalão. Os funcionários que se aposentaram naquela época continuaram a pagar a Previdência e os jubilados anteriormente, também foram alcançados pela injusta medida, com 11% ou invés dos 8%, que vinham descontando. Avante a possibilidade de anulação vamos reembolsar o que nos foi tirado. Se a Previdência está em maus lençóis a culpa não nos cabe mas a corrupção que tem sido ostensiva em nosso país. O caso maior escândalo diz respeito a candidatos Fichas Sujas que conseguiram registro de suas candidaturas nos TRE e alguns são apoiados por figuras exponenciais da política brasileira. Vai custar um pouco para os adeptos da perversão no Serviço Público, aceitarem o correto, mas esse dia chegará. 

Hoje de comemora

Dia Mundial do Dentista
Dia do Petróleo Brasileiro
Dia das Abelhas

Esta coluna é publicada no http://www.blogdopedromarinho.com e em seis portais