Pular para o conteúdo

( por Luís Tôrres Nota: PMJP defende ação contra poluição visual, mas nega razão política

 

Em nota enviada ao blog, a secretária de Comunicação de João Pessoa, jornalista Marly Lúcio, confirma a existência de ação específica da prefeitura para combater a ´poluição visual´ na Capital, mas afasta qualquer motivação política na ação.

De acordo com Marly, “o programa cumpre o que determina o Código de Posturas Municipal (art. 188 da Lei Complementar nº. 7, de 17 de agosto de 1995) e tem como objetivo principal garantir aos cidadãos e cidadãs da Capital o direito de viver em uma cidade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e com o respeito ao espaço público, que é de todos nós”.
Ela descartou, assim como a Sedurb, que a operação mire as placas do governo do Estado. Mas sugeriu que João Pessoa não deveria se dobrar a quem quer fazer a disputa política. “Minimizar ou até mesmo transformá-lo em uma lamentável disputa política não constrói absolutamente nada. E ainda reforça a tese daqueles que torcem para que a Paraíba viva em um eterno clima de conflito entre grupos e ou os que torcem para que a nossa bela João Pessoa não caminhe com “pernas” próprias, sem donos ou coronéis”.
E garantiu que a Sedurb vai sim cumprir seu papel dentro da lei. “A Prefeitura cumpre com o papel de aplicar leis e regras de sua competência, zelando para que estas sejam aplicadas a todos, sem distinções ou privilégios”.
Por fim, a nota ainda manda recada indireto aos que, porventura, anunciam por meros fins propagandísticos. “Mais que placas, o que a cidade e seus moradores querem ver de seus governantes são ações e obras concretas, de verdade. Que estas deixem de ser meras maquetes e promessas em forma de propaganda para tornarem-se realidade”.
Abaixo, a nota na íntegra:
 
Prezado Luís Torres,
Não é verdadeira a informação que a Prefeitura de João Pessoa realizará ação nesta sexta-feira para retirar placas de obras do Governo Estadual, como traz o blog do nobre colega jornalista.
A informação correta e que gostaríamos muito de repor neste conceituado espaço é a de que o município está lançando o programa ‘João Pessoa: visual limpo’, que prevê ações de conscientização e combate à poluição visual, conforme Portaria nº. 33/2012, publicada no Semanário do Município de João Pessoa.
O programa cumpre o que determina o Código de Posturas Municipal (art. 188 da Lei Complementar nº. 7, de 17 de agosto de 1995) e tem como objetivo principal garantir aos cidadãos e cidadãs da Capital o direito de viver em uma cidade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e com o respeito ao espaço público, que é de todos nós.
Minimizar ou até mesmo transformá-lo em uma lamentável disputa política não constrói absolutamente nada. E ainda reforça a tese daqueles que torcem para que a Paraíba viva em um eterno clima de conflito entre grupos e ou os que torcem para que a nossa bela João Pessoa não caminhe com “pernas” próprias, sem donos ou coronéis.
A Prefeitura cumpre com o papel de aplicar leis e regras de sua competência, zelando para que estas sejam aplicadas a todos, sem distinções ou privilégios. Temos a compreensão que este deva ser a papel dos demais entes federativos e da iniciativa privada. É assim que construímos uma cidade, um Estado e um País melhor para viver, com o respeito aos direitos, mas também aos deveres de cada um.
Além disso, mais que placas, o que a cidade e seus moradores querem ver de seus governantes são ações e obras concretas, de verdade. Que estas deixem de ser meras maquetes e promessas em forma de propaganda para tornarem-se realidade.
Nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento e reiteramos nosso compromisso com a informação correta e com o sagrado direito ao contraditório.
Forte abraço,
Marly Lúcio
Secretária de Comunicação do Município