Pular para o conteúdo

Funcionários da Cagepa se unem a Ricardo e prometem manisfestação na ALPB

Funcionários da Cagepa prometem uma quarta-feira (25) de intensa mobilização em João Pessoa, para cobrar dos deputados estaduais a aprovação da autorização de empréstimo solicitado pelo governo Ricardo Coutinho, junto à Caixa Econômica, no valor de R$ 150 milhões, encarado por eles como a única saída para salvar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, que vive uma situação de falência que preocupa a população. Segundo o sindicato da categoria, os funcionários vão ocupar a Praça João Pessoa e as galerias da Assembléia Legislativa.

Caso o empréstimo seja negado pelos deputados, o sindicato promete estampar em outdoors os nomes de todos que votaram contra à ‘salvação da empresa’.

Para justificar o movimento, o grupo argumenta que há um grande temor que a Cagepa venha a ser privatizada, caso não sejam viabilizadas suas finanças. Na Paraíba vários municípios estão precisando ampliar seu sistema de distribuição, bem como fazer manutenção de antigas tubulações, que não conseguem atender às necessidades da população. O empréstimo é tido como única forma minimizar a grande crise financeira que ela apresenta.

Apelo – Nesta segunda, o governador usou os meios de comunicação para pedir bom senso aos deputados para que aprovem esse pedido, crucial para a sobrevivência da Cagepa, que deve a cinco bancos privados e paga R$ 6 milhões por mês só de juros, de empréstimos contraídos por outras gestões.

Ricardo Coutinho disse que seu governo já fez de tudo para sanar as dívidas da Cagepa, tomando atitudes como a demissão de funcionários fantasmas, aumentando receitas e cortando custos operacionais para manter a Companhia de pé, recebendo inclusive muitas críticas por tais atos. Em tom direcionado à Assembléia, disse que não acredita que alguém possa ser contra o projeto de salvar a Cagepa. “Votar contra esse empréstimo é votar contra os paraibanos, que pagam a conta”, acrescentou.

MaisPB