Pular para o conteúdo

ALPB retoma nesta quarta e bancada do governo perde três deputados

  • Genival, Tião, Trócolli
  • Assembleia Legislativa da Paraíba
Genival, Tião, Trócoll

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai retomar as atividades nesta quarta-feira (11), quando chega ao fim o recesso parlamentar. A bancada governista volta aos trabalhos na Casa de Epitácio Pessoa com baixa em pelo menos três deputados.

Trócolli Júnior (PSD), Tião Gomes (PSL) e Genival Matias (PT do B) prometem abandonar a situação e migrar para a oposição ao Governador Ricardo Coutinho. O primeiro, Trócolli Júnior, ficou insatisfeito pela falta de apoio do Governo a sua extinta candidatura a Prefeitura na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Já Tião Gomes (PSL) e Genival Matias (PT do B), afastam-se da situação, pois estão apoiando a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), na disputa pela Prefeitura da Capital.

Retorno das atividades

O presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Ricardo Marcelo (PSDB), informou que os deputados retornam as atividades com o mesmo empenho do primeiro semestre para apreciar e aprovar matérias que sejam de interesse da população.

Os deputados entraram em recesso no dia 20 de junho, após limparem a pauta, apreciando 35 matérias, com destaque para a Medida Provisória nº 196, que institui o Piso Nacional de Salário do Magistério para os professores do Estado. No mesmo dia também foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

No período de recesso, a Casa contou com uma comissão representativa composta por 12 deputados estaduais titulares e 12 suplentes e presidida por Ricardo Marcelo.

Balanço – A ALPB apreciou e votou no período de 1º de fevereiro a 20 de junho deste ano 156 projetos, transformados em leis ordinárias. Deste total, 61 foram promulgadas pelo presidente da Casa. Neste período, foram realizadas108 sessões, sendo 46 ordinárias, 28 especiais (21 no plenário, duas itinerantes, e cinco conjuntas) e três da Comissão de Recesso.