
Dona Inês reúne comunidades de toda a Paraíba no 6º Festival da Cultura Quilombola
Evento começa nesta segunda-feira (20) e segue até sábado (25), no Quilombo Cruz da Menina, com gastronomia, artesanato, música, moda, oficinas e manifestações tradicionais
O Quilombo Cruz da Menina, em Dona Inês, recebe, de 20 a 25 de julho, o 6º Festival da Cultura Quilombola, encontro que reunirá cerca de dez comunidades de diferentes regiões da Paraíba. Realizado pela primeira vez no município, o evento terá seis dias de atividades voltadas à valorização da identidade, dos saberes e da produção quilombola, com experiências que também fortalecem o turismo cultural e a economia local.
A programação começa nesta segunda-feira (20), às 8h, na Cozinha Comunitária do Quilombo Cruz da Menina, com uma masterclass de gastronomia dedicada à produção de linguiças caseiras e carne de sol. A atividade abre uma agenda que aproxima o público de receitas, técnicas e modos de fazer preservados e renovados dentro dos territórios.
Na terça (21) e na quarta-feira (22), as atividades continuam com masterclasses de gastronomia e oficinas de capoeira. Até a sexta-feira (24), haverá ainda oficinas de pife, trança nagô, artesanato e cerâmica.
Mais do que apresentar manifestações culturais, o festival convida moradores e visitantes a aprender diretamente com quem mantém esses conhecimentos vivos. A comida, a música, os penteados, o trabalho com o barro e a produção artesanal revelam histórias que atravessam gerações e ajudam a criar novas oportunidades de trabalho e renda.
A escolha do Quilombo Cruz da Menina para sediar esta edição coloca o território no centro da experiência. Cercada pela paisagem serrana de Dona Inês, a comunidade reúne cerca de 150 famílias e foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 12 de março de 2008.
O sábado (25) concentrará o grande encontro das caravanas, com apresentações artísticas, desfile de moda, debates, homenagens e cortejo cultural. As atividades começam às 8h, na Escola Municipal do Quilombo Cruz da Menina, com o acolhimento dos participantes e apresentações do Grupo de Percussão Ecobatuque de Dona Inês, da capoeira e do maculelê da comunidade anfitriã.
Às 9h, será realizada a abertura cultural do festival e da Feira Quilombola, seguida pela Ciranda Desencosta da Parede, de Mestra Cida. A manhã terá ainda mesa solene, exibição de documentário, homenagens e o painel “Arranjos Produtivos no Quilombo”, com experiências ligadas à gastronomia, à música, ao empreendedorismo, ao artesanato e ao turismo.
A partir das 13h, grupos de diferentes comunidades da Paraíba ocuparão o espaço com dança, coco, ciranda, capoeira, lapinha e outras expressões. Às 17h, o Grupo Pífano Pôr do Sol conduzirá um cortejo cultural até o Mirante Cruz da Menina.
O festival termina com a entrega de um novo atrativo ao município. Às 17h30, será inaugurado o Café Quilombola, iniciativa que reúne gastronomia, memória, valorização dos produtos locais e geração de renda.
O 6º Festival da Cultura Quilombola é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, em parceria com o Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.
Programação
20 de julho | segunda-feira
Local: Cozinha Comunitária do Quilombo Cruz da Menina
8h | Masterclass de gastronomia – Linguiças caseiras e carne de Sol
21 de julho | terça-feira
Local: Cozinha Comunitária do Quilombo Cruz da Menina
14h às 17h | Masterclass de gastronomia
14h às 17h | Oficina de capoeira
22 de julho | quarta-feira
Local: Cozinha Comunitária do Quilombo Cruz da Menina
14h às 17h | Masterclass de gastronomia
14h às 17h | Oficina de capoeira
23 de julho | quinta-feira
14h às 17h | Oficina de pife
15h às 17h | Oficina de trança nagô
24 de julho | sexta-feira
9h | Oficina de artesanato | Turma 1
9h | Oficina de cerâmica | Turma 1
14h | Oficina de artesanato | Turma 2
14h | Oficina de cerâmica | Turma 2
14h às 17h | Oficina de pífano
25 de julho | sábado
Escola Municipal do Quilombo Cruz da Menina
8h | Acolhimento das caravanas quilombolas
8h | Apresentação cultural do Grupo de Percussão Ecobatuque de Dona Inês
8h | Capoeira e maculelê do Quilombo Cruz da Menina
9h | Abertura cultural do 6º Festival da Cultura Quilombola e da Feira Quilombola
9h | Apresentação cultural da Ciranda Desencosta da Parede, com Mestra Cida (Quilombo Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande – PB)
9h20 | Mesa solene de abertura com autoridades, lideranças quilombolas e representações institucionais:
- Secretário de Estado da Cultura da Paraíba;
- Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana;
- Representante da Fundação Cultural Palmares;
- Representante do Incra;
- Presidente da Cecneq-PB;
- Representante da Aacade-PB;
- Representante da Uniquico;
- Liderança da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, anfitriã do evento;
- Presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano;
- Prefeito(a) do município de Dona Inês.
9h40 | Exibição de documentário e homenagens
Ginásio da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo Cruz da Menina
10h | Painel “Arranjos Produtivos no Quilombo”
Participantes:
- Rafaela Henriques, idealizadora do Café Quilombola;
- Nalva, compositora, cantora e empreendedora;
- Gileide Silva, presidente da Associação das Louceiras do Quilombo do Talhado Urbano;
- Josenildo Fernandes, presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.
10h40 | Momento das parcerias com UFCG e Banco do Nordeste
11h | Apresentação cultural da Capoeira Baduê, do Mestre Totinha (Quilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB)
11h20 | Desfile de Moda Quilombola
12h | Almoço e forró pé de serra
12h | Apresentação cultural de Geovar do Acordeon
12h | Apresentação cultural do Forró do Bom
13h | Apresentações artísticas
13h | Grupo de Dança Nego Nagô do Quilombo Domingos Ferreira (Tavares – PB)
13h25 | Grupo Cultural Raízes Negra, do Mestre Griô Marcos (Sítio Quilombo Mituaçú, Conde – PB)
13h50 | Grupo Folclórico Cultural Negros dos Pontões (Pombal – PB)
14h15 | Lapinha do Quilombo Mituaçú (Conde – PB)
14h40 | Ciranda Raiz do Quilombo Grilo (Riachão do Bacamarte – PB)
15h05 | Capoeira Nagô do Quilombo Pedra d’Água (Ingá – PB)
15h30 | Brilho do Coco, da Mestra Dona Edite (Quilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB)
15h55 | Grupo Negritude e Juventude do Quilombo Mundo Novo (Areia – PB)
16h20 | Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos
17h | Cortejo cultural com o Grupo Pífano Pôr do Sol do Quilombo Cruz da Menina
Percurso: saída do Ginásio da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo Cruz da Menina em direção ao Mirante Cruz da Menina.
Mirante Cruz da Menina
17h30 | Inauguração do Café Quilombola
18h | Encerramento

ALESSANDRA LONTRA
Jornalista DRT 3913/PB
Assessora de Imprensa

Ale Lontra Comunicação, Turismo e Consultoria
E-mail: [email protected]
Mobile/Whatsapp: +55 (83) 9.9105-9992
Endereço: Av. Guarabira, 932 – CXPST 067 – Manaíra – João Pessoa – PB
CEP: 58.038-142