OS INDICADOS PELO DEM SÃO MUITO PESADOS
Para que serve um político que ocupa uma importante secretaria no estado e quando chega à hora da necessidade do seu apoio ao projeto de político de quem o nomeou, o mesmo se rebela e aponta como opções para ocupar a chapa oficial nomes sem nenhuma expressão política e já vai logo ameaçando uma candidatura própria, caso um deles não seja indicado. Pois é exatamente isto que faz agora o presidente do Democratas da Paraíba, Efraim Morais, que mandou um aviso direto ao governador Ricardo Coutinho (PSB), ou o Partido Socialista Brasileiro escolhe um dos três nomes ofertados pelo DEM para vice de Estelizabel Bezerra (PSB) em João Pessoa, ou o Democratas lança o deputado Efraim Filho (DEM) como candidato a prefeito.Os filiados indicados são: o empresário Júnior Evangelista; o membro do Ministério Público Federal, Eitel Santiago e o suplente de vereador, presidente do DEM na Capital, Bosquinho. Com vices assim, seria melhor carregar uma mala sem rodas.
JULIO RAFAEL E O PALHAÇO
O deputado Frei Anastácio comparou o ex-vereador Julio Rafael a “um câncer que precisa ser extirpado do PT”. Pois é, Julio Rafael há alguns anos se aboletou no PT e até conseguiu se eleger vereador por tal legenda, mesmo seu passado indicando que o dito cujo não tinha nenhuma afinidade com o Partido dos trabalhadores. Com o passar dos anos, Julio sem votos perdeu o mandato e passou a ocupar cargos públicos, como acontece agora quando o mesmo surpreendentemente ocupa pela segunda vez a Superintendência do Sebrae na Paraíba, dizem que por conta de uma pseuda amizade com o petista de alto coturnos Zé Dirceu.Dizem ainda, que Julio Rafael joga nas onze, ou seja, tenta agradar a grego e troianos e sempre se dizendo petistas de quatro costados mantém uma inexplicável amizade e relação política com o tucano Cássio Cunha Lima, que seria o seu guru. O fato é que Julio Rafael, ou Juca Buranha como também é conhecido, agora tenta agradar sempre aquele que se encontra no poder e agora o seu alvo é o governador Ricardo Coutinho, tanto que o mesmo chegou ao ponto de se vestir de palhaço e tentar ‘melar” a convenção do seu partido o PT, fato que indignou o petista Frei Anástacio o que classificou Julio Rafael como um Cãncer que precisa ser extripado da legenda. E agora Julio Rafael?
AGRA APOIANDO CARTAXO
Por falar em PT, o seu candidato Luciano Cartaxo vê com naturalidade a possibilidade de o prefeito Luciano Agra apoiar a sua candidatura a prefeito da capital, já que foi hostilizado pelo seu partido o PSB. Esclareceu Cartaxo que Agra durante muitos anos foi petista de carteirinha e que ele Cartaxo, sempre manteve com Agra uma relação de amizade e respeito. Vamos aguardar.
ESTELIZABEL E CÍCERO LUCENA
O jogo sequer começou e o nível já promete ser dos piores. Esta semana a candidata chapa branca Estelizabel perdeu as estribeiras e chamou com todas as letras, o senador Cícero Lucena Cícero Lucena de ladrão, fato que irritou o tucano que promete processar a candidata Estelizabel Bezerra. Num momento do seu discurso, a candidata afirmou que o povo pessoense não poderia votar num ladrão, se referindo ao senador tucano. Cícero acha que Estela fez isso por recomendação do governador Ricardo Coutinho. Estela pediu perdão pelo termo em duas oportunidades nesta segunda-feira, mas voltou a repetir que o senador responde a processo na justiça, acusado de se apropriar de recursos públicos.
A FALA DE LOURDINHA LUNA
‘Oi Pedro, bom dia: Fugindo ao meu estilo, no entanto não posso deixar de falar sobre o que sei: Quando houve a decisão de Ricardo Coutinho, de apresentar Luciano Agra como seu vice, na chapa de sua reeleição, ouve um estremecimento nas hostes do PMDB, em face da rejeição de um candidato do partido, que lhe deu a vitória para a Prefeitura. Ricardo Coutinho só era conhecido, num âmbito restrito, quando chegou a governo municipal, ainda sob o impacto de sua expulsão do PT, quando foi convidado para integrar o PSB. Uma administração equilibrada e renovadora mudou a face da cidade, mas não o suficiente para subestimar o apoio do PMDB. Mesmo magoado (presumo) Maranhão recomendou o Partido a continuar com apoiando a administração do Prefeito e fez mais, apresentou emendas de alto valor, liberadas para a Estação Ciência e outras obras municipais. Como Senador e na presidência da Comissão do Orçamento, jamais procrastinou a liberação de verbas destinadas à PMJP.”
A FALA DE LOURDINHA LUNA II
Continua Lourdinha: “Quando as relações foram esfriando sofri muito, porque acompanhava o trabalho de Ricardo, e muitas vezes, em minha crônica, destaquei sua ação renovadora. Tenho um ressentimento de RC ao atender suposto pedido de Agra para não colocar na avenida, que leva seu nome, uma estátua de José Américo, (adquirida por mim) quando vultos de menor importância política e cultural que o areense ilustre, estão em vias desta capital. Acredito que a estas horas Ricardo esteja arrependido da desconsideração ao PMDB e ao seu Presidente o íntegro e leal amigo José Maranhão. No momento ele não estaria vivendo sua “hora de agonia em França”, porque mesmo se fosse abandonado pelo partido antagonista, o seu não estaria dividido!…o que deve amargurar o governador do Estado habituado a ser impositivo. Conviver com uma rebelião no partido que é o presidente é prá lá de vexatório e humilhante…
Caríssimo amigo Pedro Marinho, tudo se resume num axioma, para o inusitado: “O poder é gregário e tem fascínios…” Não preciso lhe dizer quem é o autor dessa grande sentença, porque você já adivinhou… Afetuosamente Lourdinha”.
ZENÓBIO É CANDIDATO EM GUARABIRA
O ex-deputado Zenóbio Toscano anunciou na manhã desta terça-feira (12), em entrevista à Rádio Constelação FM, que coloca seu nome à disposição dos partidos oposicionistas para ser pré-candidato a prefeito de Guarabira nas eleições municipais que se aproximam. Dezenas de pessoas que lotavam o estúdio da emissora vibraram com a notícia. Com essa afirmativa Zenóbio põe fim a uma expectativa que existia na cidade quanto à sua postulação ou não a prefeito. Toscano está completando trinta anos de vida pública. Ele foi eleito prefeito de Guarabira em 1982 e governou o município por seis anos e de lá para cá foi eleito deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Sem dúvida uma boa opção para o povo de Guarabira.
PENSAMENTO
•
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
Friedrich Nietzsche
Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.com e em seis portais.