O governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB) e o eleito, Ricardo Coutinho (PSB), foram convidados e devem estar na manhã desta terça-feira, 14, no Sítio Boa Vista, em São José de Piranhas, onde o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai inspecionar obras da transposição de águas do Rio São Francisco. A visita, apesar de breve (com cerca de uma hora de duração) deve ser amplamente prestigiada pela imprensa e vai colocar num mesmo ambiente os adversários da eleição de outubro.
O presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, informou que caravanas do partido de vários pontos da Paraíba e especialmente do sertão se farão presentes ao local para prestigiar a visita de Lula. Além de Rodrigo, o deputado estadual Jeová Campos também é presença garantida. Os eleitos Anísio Maia, Luciano Cartaxo e Frei Anastácio também devem comparecer. O federal Luiz Couto, em Brasília, não deve ir, mas enviará representante.
APENAS UMA HORA
Apesar de muito esperada, a passagem de Lula pela Paraíba não deve demorar mais do que uma hora. O petista chega por volta das 9h para conhecer as obras de construção do maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte. De São José de Piranhas ele segue para a cidade de Salgueiro, em Pernambuco.
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto orientou os jornalistas credenciados a participarem do evento a chegaram às 8 horas no canteiro de obras do Lote 7, de onde será encaminhada ao Lote 14.
A passagem do presidente pela Paraíba integra uma agenda de despedida do Nordeste. Ele desembarca hoje no Ceará para visitar um dos canteiros de obras da Ferrovia Transnordestina.
Na terça-feira ele estará em São José de Piranhas, na Paraíba, para visitar obras do canal de transposição das águas do Rio São Francisco e de lá segue para Pernambuco.
A Transnordestina, obra do PAC que já deveria ter sido concluída esse ano, ligará os portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, ao município de Eliseu Martins, no Piauí.
O presidente percorrerá os quase 16 quilômetros já concluídos do trecho da ferrovia entre os municípios de Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro, no vizinho estado de Pernambuco, equivalente a pouco mais de um sexto dos 95 quilômetros do percurso. A visita termina no chamado marco zero da ferrovia, em território cearense.
Lula também assinará ordem de serviço para a construção dos lotes 2 ao 11 entre Missão Velha e Pecém. Com orçamento previsto em R$5,4 bilhões, esse novo trecho tem 1.728 quilômetros e previsão de conclusão em 2012, no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.
Na Paraíba, Lula vai vistoriar o Cuncas I, considerado o maior túnel do Brasil, que emboca em Mauriti, no Ceará, e sai em São José de Piranhas.
Comenta, vai…