Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Desembargador Fred Coutinho intensifica visitas às comarcas e fortalece interiorização da gestão

Com o propósito de percorrer o território paraibano e visitar todas as comarcas do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, encerrou, nesta terça-feira (27), uma jornada de dois dias de visitas a unidades judiciárias das regiões do Cariri, Agreste, Borborema e Brejo. A iniciativa tem como foco o diálogo permanente com magistrados e servidores, além do conhecimento direto da realidade de cada unidade.

Ao longo deste mês, também foram realizadas inspeções nas unidades judiciárias de Picuí, Piancó, Itaporanga, Conceição, São José de Piranhas, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Patos, Monteiro, Sumé e Serra Branca. As visitas integram um cronograma institucional que contempla diversas comarcas do Estado, reafirmando o compromisso da Presidência do TJPB com a interiorização da gestão e com a aproximação do Judiciário da sociedade.

Neste segundo dia de atividades, foram visitadas as Comarcas de Bananeiras, Alagoa Nova, Areia, Esperança e Solânea. Já no primeiro dia, a comitiva esteve nos fóruns de Boqueirão, Umbuzeiro, Queimadas e Campina Grande.

O desembargador Fred Coutinho destacou a importância da aproximação da gestão com aqueles que fazem o Judiciário no dia a dia. Segundo o magistrado, para a Presidência, é uma grande honra colher os bons frutos e as ideias que nascem na base, onde tudo começa.

“Percorremos, com muita alegria e satisfação, as comarcas de Esperança, Alagoa Nova, Areia, Solânea e, agora, encerramos em Bananeiras. É gratificante estar próximo, conhecer a realidade de quem constrói diariamente as comarcas da Paraíba. A partir de hoje, seguiremos plantando ainda mais melhorias para todos que fazem o nosso Judiciário”, afirmou.

O diretor do Fórum de Esperança, magistrado Natan Figueredo Oliveira, destacou que a ação de visitas às comarcas do interior é a marca do desembargador Fred, de conhecer de perto as necessidades das unidades e aproximar-se do jurisdicionado, para que seja possível prestar um serviço cada vez melhor à população, que é quem realmente espera e merece a atuação do Poder Judiciário.

“O presidente conhece as demandas locais, acompanha o funcionamento do fórum e, com isso, pode agilizar o fornecimento de materiais e insumos necessários para garantir que a Justiça continue operando de forma eficiente e com sua engrenagem em pleno funcionamento”, afirmou.

Nesse contexto, a juíza Alessandra Varandas Lima, diretora do Fórum de Areia, ressaltou que a presença do desembargador Fred é de grande importância, pois permite conhecer de perto o prédio, os(as) servidores(as) e a estrutura existente, além de avaliar as condições atuais e as necessidades do Fórum na busca por melhorias. “A visita do presidente do Tribunal, além de honrar a comarca, fortalece o contato humano com todos os servidores do Fórum de Areia”, assegurou.

Em Solânea, a comitiva do TJPB foi recepcionada pelo diretor do Fórum, juiz Osenival dos Santos Costa. Segundo o magistrado, ao longo de sua carreira, nunca havia presenciado a visita da Presidência do Tribunal, acompanhada por assessores e juízes auxiliares, com o objetivo de ouvir diretamente os problemas das unidades e buscar soluções. “A iniciativa demonstra a sensibilidade da atual administração e a preocupação em bem servir ao jurisdicionado”, concluiu.

Já em Bananeiras, o juiz Jailson Shizue Suassuna, diretor do Fórum Desembargador Santo Estanislau Pessoa Vasconcelos, destacou a satisfação e a honra da comarca em receber a visita do presidente do TJPB. “O contato pessoal com o presidente e sua equipe é uma oportunidade valiosa para demonstrarmos o trabalho desenvolvido na comarca. Recentemente, fomos contemplados com uma premiação, que deixou os servidores …

Por Fernando Patriota e Lenilson Guedes TJPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *