Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Após declarar apoio a Cícero, João Azevêdo exonera irmão de Diego Tavares e entrega cargo a aliado de Eduardo Carneiro

O governador João Azevêdo (PSB) exonerou, nesta quinta-feira (20), o secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares. A saída ocorre poucos dias após a declaração pública de seu irmão, o secretário de Direitos Humanos de João Pessoa, Diego Tavares, de que marchará ao lado do prefeito Cícero Lucena (MDB) na disputa pelo Governo do Estado em 2026.

A exoneração foi formalizada no Diário Oficial do Estado e solicitada pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), responsável pela indicação de Delano ao cargo. Para ocupar a vaga, o governador nomeou Rinaldo Maranhão, ex-secretário de Zeladoria de João Pessoa e aliado de Eduardo Carneiro, que também havia sido exonerado da gestão municipal após declarar apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para as próximas eleições.

Nos bastidores, a saída de Delano é lida como uma resposta direta ao reposicionamento político de Diego Tavares, que participou do evento de filiação de Cícero ao MDB, na última segunda-feira (17), no Maison Blu’nelle, em João Pessoa. O gesto ampliou a tensão entre grupos que antes orbitavam a base do governador.

Durante o ato, Diego Tavares afirmou que sua escolha foi pautada pela história que construiu ao lado de Cícero Lucena, destacando que seu pai foi vice-prefeito da Capital em 1997. “O prefeito, ao assumir a prefeitura, me deu confiança e me convidou para chefiar o gabinete. Infelizmente houve um rompimento partidário, mas não era meu desejo. Optei por permanecer na gestão municipal”, afirmou.

A nomeação de Rinaldo Maranhão reforça o espaço de Eduardo Carneiro no governo e expõe mais uma movimentação relevante no xadrez político que antecede a formação das chapas para 2026. A avaliação interna é de que João Azevêdo não pretende abrir margem para que aliados migrem para o projeto de Cícero sem consequências no âmbito administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *