No Dia do Biólogo, o CRBio-05, representado pelo Conselheiro Ramon da Silva Santos (CRBio 114.073/05-D), participou do evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba sobre a criação de uma Unidade de Conservação na categoria Monumento Natural no município de Ingá, no agreste do Estado
➡️Ramon destacou a importância da medida para proteger não apenas a biodiversidade da região, mas também o patrimônio arqueológico das famosas Itacoatiaras de Ingá, um dos mais relevantes sítios rupestres do Brasil. Segundo ele, o modelo de unidade adotado permite integrar a comunidade local à preservação, sem a necessidade de desapropriações, o que fortalece tanto a conservação ambiental quanto o vínculo social.
”Esse tipo de unidade contempla a flora, a fauna, a geologia e a arqueologia, preservando ao mesmo tempo o patrimônio natural e histórico. No caso de Ingá, que está em uma área de transição entre Mata Atlântica e Caatinga, a criação do monumento natural é fundamental para combater a supressão de vegetação e o afugentamento da fauna”, destacou o Conselheiro.
Foto 1: Thiago César Farias (Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba), Ramon Santos (Conselheiro do CRBio-05) e Adroilzo Carlos da Fonseca (Coordenador de Assessoria Técnica).
Foto 2: Alex Barbosa da Silva (Vice-diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros da Universidade Federal da Paraíba) e Ramon Santos (Conselheiro do CRBio-05).
Foto 3: Vavá da Luz (Secretário de Turismo de Ingá) e Ramon Santos (Conselheiro do CRBio-05).