Durante agenda administrativa nesta terça-feira (1º) em Campina Grande, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), respondeu as recentes cobranças feitas por aliados e pela imprensa sobre a formação das chapas majoritária e proporcional para as eleições de 2026. O governador pregou tranquilidade, reforçou que o processo está em curso e indicou que as definições podem ser anunciadas ainda em 2025.
A declaração foi feita durante a entrega de 224 apartamentos e da reforma da 1ª Ciretran na Rainha da Borborema. O posicionamento do chefe do Executivo estadual repercutiu no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, onde a indefinição sobre nomes tem sido um dos principais temas do noticiário político recente.
“Esse é um processo de conversa que acontece todos os dias. Internamente, discutimos isso cotidianamente e estamos construindo. Logo, todos vocês terão essa resposta dada, assim que a gente tiver uma chapa clara, montada de forma consensual, conversando com todos os partidos da base. É um processo natural, e isso vai acontecer com tranquilidade. É possível, inclusive, que seja ainda este ano”, afirmou Azevêdo.
Respostas após cobranças públicas
O posicionamento do governador vem na esteira das declarações do deputado federal Gervásio Maia (PSB), que cobrou publicamente celeridade do partido na montagem das chapas proporcional e majoritária. Gervásio chegou a afirmar que, sem articulação imediata, o PSB corre o risco de ficar sem representação forte em 2026.
Conforme divulgado feito pelo portal Fonte83, embora João Azevêdo ainda esteja no exercício do mandato, ele já admitiu publicamente que sua prioridade para 2026 é disputar uma das vagas para o Senado Federal. O governador conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da cúpula nacional do PSB, e sinalizou que a decisão definitiva só será tomada em abril de 2026, após consulta ao seu núcleo político.
Com a base governista composta por diversos partidos aliados, o desafio do governador será conciliar os interesses sem provocar divisões internas. Entre os nomes cotados dentro da base para a disputa ao governo estão o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos).
Por Fonte83 -vavadaluz