O aumento de vagas nas câmaras municipais- principalmente em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Patos, Sousa, Cajazeiras, entre outras – pode trazer de volta ex-vereadores e eleger candidatos folclóricos nas próximas eleições. Ao todo, a Paraíba terá 155 a mais para vereadores em várias câmaras.
A parcela do eleitorado descontente com a atuação dos atuais vereadores- em todos os recantos do Estado- vai encontrar, na campanha deste ano, nomes folclóricos, que podem receber consideráveis votações de protesto. Assim aconteceu na campanha de 2010, para a Assembleia Legislativa, quando Toinho do Sopão surpreendeu e saiu das urnas como o deputado estadual mais votado da Paraíba, com quase 60 mil votos.
Em outra campanha para a Câmara da Capital, a população foi surpreendida com as vitórias de personagens até então desconhecidos, como Pedro do Caminhão e Fernando do Grotão. Toinho do Sopão, Pedro do Caminhão, Fernando do Grotão, entre outros, eram desconhecidos da grande maioria da população, mas ganharam a confiança dos eleitores por causa de trabalhos de base que desenvolviam.
Toinho do Sopão, como o próprio nome diz, distribuía (e ainda distribui) sopa para pessoas carentes no centro da Capital. Antes, era Toinho do Bolo. Pelo trabalho que desenvolvia, acabou abocanhando os votos de protesto de pessoas que não comiam de sua sopa e do seu bolo. E superou nomes tradicionais da política da Paraíba, como Wilson Braga (ex-governador), Olenka Maranhão (sobrinha do ex-governador José Maranhão), Ricardo Marcelo (então presidente da Assembleia), Daniella Ribeiro, Francisca Motta, Gervásio Filho, entre tantos outros.
Todos os pretensos candidatos já estão em plena campanha eleitoral. Em João Pessoa, podem aparecer na TV pedindo voto ao eleitor nomes pitorescos como Mário da Cruz, Quirino do Jegue, Maria Paraíba, Santino, Faca Cega, Fernando do Grotão, entre outros. Faca Cega, por exemplo, é o bancário, radialista e suplente de vereador que passou uma semana no mandato, recentemente, Djanilson Fonseca.
Maria Paraíba é outra folclórica bem conhecida da população pessoense. Ela já decidiu que vai disputar uma vaga na Câmara. Disputou outras vezes com o nome Maria Doida. Ela sempre está nas disputas e diz que só vai sossegar quando for eleita vereadora. É filiada ao PR e diz ter o apoio do presidente estadual da legenda, Wellington Roberto. Maria deve dizer no guia eleitoral que tem o apoio da presidente Dilma Rousseff.
Santino será o ‘menor candidato’ da PB -Santino é o nome de outro pré-candidato a vereador em João pessoa. O curioso é que ele é anão. Será o menor candidato vereador do Estado. E, desde já, quer que a Câmara da Capital adapte uma bancada na tribuna para que ele possa alcançar o microfone para os pronunciamentos. Aos 72 anos de idade e com muita disposição, Santino Feliciano da Silva será candidato pela primeira vez. Nascido em Sapé, Brejo paraibano, ele mede apenas 1,8m e vem de uma família de oito irmãos.
É funcionário público há 33 anos, quando se mudou para a Capital. Apesar de muitos pregarem o contrário, Santino acredita que vale a pena lutar contra a corrupção no cenário político do Brasil e se baseia em sua origem humilde e na integridade da educação recebida pelos seus pais.
A idéia de se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa no pleito deste ano veio de um amigo, Nelson. Ele acredita que Santino tem mais voto na cidade do que muitos candidatos apadrinhados por grandes nomes da política paraibana. Com o slogan “O pequeno grande homem vem aí”, Santino vê nos amigos e colegas de trabalho sua principal fonte de votos.
Ele conta com o apoio do presidente do partido, deputado Genival Matias e com a assessoria de um amigo, José Will. Em relação ao caixa para a campanha, ele comentou que, por enquanto, conta com recursos próprios e de quem mais quiser ajudar. Segundo ele, “devagarinho a gente chega lá”. Perguntado sobre projeto de campanha, ele revelou ter duas batalhas pela frente: “Vou lutar pela causa dos deficientes físicos e pelos idosos”.
Da mesma forma que João Pessoa terá o menor candidato, a cidade de Assunção, na região do Seridó, deve ter o maior candidato, Joelisson Fernandes, conhecido como Ninão. Será o mais alto candidato a vereador do Estado da Paraíba. Filiado ao PSB, Ninão 2,34 metros, 180 Kg, calça 60 e tem 27 anos. Talvez seja o homem mais alto do Brasil e um dos mais altos do mundo.
Jornal Correio da Paraíba