A Paraíba vai sediar, a partir de terça-feira (20) até a quinta-feira (22), o I Simpósio Nacional da Rede de Escolas e Academias Penais, que será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) e Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais. O evento acontecerá na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa.
Esta iniciativa faz parte da Rede Nacional de Escolas de Serviços Penais (REspen), estabelecida pela Portaria nº 526 de 2021, com o objetivo de fortalecer as ações voltadas para a melhoria dos serviços penais em todo o Brasil. O simpósio marcará a primeira edição nacional do gênero, reunindo especialistas federais, gestores de segurança pública, policiais penais e outros profissionais interessados em atuar nas escolas de serviços penais, seja como docentes ou coordenadores. O evento centrará suas discussões nos desafios e diretrizes pedagógicas aplicadas ao ensino operacional dentro do sistema penitenciário brasileiro.
Com o tema “Ações Educacionais Técnico-Operacionais”, o evento se dedicará a discutir os principais aspectos documentais e pedagógicos das atividades policiais de caráter técnico-operacional, promovendo a troca de experiências e metodologias de ensino, além de boas práticas em gestão educacional nos serviços penais.
A programação incluirá palestras sobre Metodologia do Ensino Operacional, Segurança Jurídica e Eficiência no Ensino Operacional, Segurança nas Instruções Operacionais e Sobrevivência Jurídico-Administrativa, todas conduzidas por especialistas da Senappen.
João Alves de Albuquerque, secretário da Administração Penitenciária, destacou a relevância da Egepen-PB na consolidação da política educacional em serviços penais no estado, afirmando que “a realização do I Simpósio da REspen em nosso estado reflete o comprometimento da Egepen em fortalecer a política educacional nos serviços penais na Paraíba”.
Entre os palestrantes do I Simpósio da REspen estão: Fabrício Queiroz – policial penal federal, que abordará a Metodologia do Ensino Operacional; Flávia Joenck da Silva – especialista federal em Assistência à Execução Penal, que discutirá o Plano de Aula: Segurança Jurídica e Eficiência no Ensino Operacional; Leonardo Rosa Maia – policial penal federal, que falará sobre a Metodologia de Segurança na Instrução do Ensino Técnico-Operacional; Claudevan Queiroz da Costa – policial penal federal, que apresentará o tema Sobrevivência Policial Jurídico-Administrativa.
Seap-PB/EGEPEN