Dias desses o presidente do PT Da cidade de Souza, Gervásio Bernardo, fez sérias acusações ao seu colega de partido o deputado Anísio Maia, acusando o mesmo de irregularidades com recursos do Ministério da Pesca, informando que o dito cujo teria montado um esquema para fraudar o cadastro dos pescadores e assim receber indevidamente o dinheiro do seguro defeso que é pago aos pescadores. Agora o filme se repete e desta feita o vice-presidente do PT da Paraíba, que atende pelo estranho prenome de Nabal, mais precisamente Nabal Barreto, foi ao Twitter criticar a postura do presidente estadual da legenda, ex-deputado Rodrigo Soares, em razão da disputa interna em Pitimbu, litoral sul paraibano.
MAIS FAROESTE CABOCLO NO PT II
O petista Nabal, que sugere aliança com PRB em nome da candidatura de Marquinhos, defende a realização do encontro do PT no município nos mesmos moldes do que foi realizado em João Pessoa. Ele acusa Soares de querer evitar o encontro para assegurar a candidatura a prefeito do cunhado, Kleiber, casado com a irmã do ex-deputado. “o Presidente esta com medo de perder o encontro de Pitimbu, onde o Cunhado dele é candidato laranja e quer impedir o encontro”, declarou. Ainda no Twitter, Nabal cobrou publicamente que Rodrigo Soares não impedisse o encontro. E foi além: insinuou ter conhecimento de denúncias envolvendo Kleiber e Rodrigo Soares com o Ministério da Pesca e Aqüicultura. Rodrigo Soares precisa urgentemente se explicar.
CÁSSIO E A VOLTA POR CIMA
Toda Paraíba sabe a forma humilhante como Cássio Cunha Lima foi defenestrado do cargo de governador da Paraíba, acusado de ficha-suja e outras irregularidades. Cabisbaixo e sofrendo muito resolveu no último no último pleito disputar uma vaga de senador, mesmo sendo informado por alguns que ele seria inelegível. Cássio não desanimou e resolveu assumir o risco, sendo consagrado nas urnas com mais de 1 milhão de votos. Mesmo vitorioso nas urnas e o mais votado de todos os candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral não o diplomou, convocando para o segundo e terceiro colocados nas urnas. Cássio não se deu por vencido e através dos seus advogados recorreu ao Supremo Tribunal Federal e um ano depois tomou posse como senador e mesmo estando ali há pouco mais de seis meses o mesmo vem rapidamente se destacando e nas duas últimas semanas, sido procurado pelos jornais da Rede Globo como porta-voz das oposições no Senado. Como disse o jornalista Luiz Torres: “Aos poucos Cássio vai se credenciando. Dando a volta por cima. A volta que ele esperou sem revolta”.
FRAUDE NA ÁGUA MINERAL DA PARAÍBA
Um dia depois de ser realizada uma operação da polícia federal para apurar irregularidades no programa do leite da Paraíba, o deputado estadual Tião Gomes (PSL) revelou uma nova denúncia. Desta vez, o líquido sob suspeita é a água. Segundo o parlamentar, algumas distribuidoras do interior do Estado estariam engarrafando água da torneira ou até de barreiros como se fosse mineral: Para este aprendiz de digitador nenhuma novidade em tal informação, pois aqui mesmo neste espaço há cerca de dois meses divulguei que aqui mesmo próximo de nós na cidade de Lucena, um sujeito estaria engarrafando água extraída da própria torneira e vendendo como mineral. O pior de tudo mesmo é que a minha fonte revelou que a Vigilância Sanitária havia sido informada do grave ocorrência e não havia adotado nenhum providencia. Se nossas autoridades não tomaram nenhuma providencia aqui bem pertinho de nós, pelo interior do estado então é que não fará nada mesmo.
PREFEITURA MAIS UM COLÉGIO, MAIS UMA IRREGULARIDADE
O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugurou ontem nesta sexta-feira (18), mais uma escola-padrão, desta feita no bairro das Indústrias. A escola recebeu o nome de Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti. Na unidade, a Prefeitura de João Pessoa investiu R$ 3.167.092,30 em recursos próprios. Tudo estaria perfeito se não fosse por um pequeno detalhe: mais uma vez Luciano Agra desrespeita as diversas leis existentes nos arquivos da Prefeitura e a próproia Câmara Municipal coloca os nomes impostos pela sua secretária de Educação Ariene Sá, que por ser oriunda da UFPB, transformou a nossa Prefeitura numa apêndice daquela Universidade. Ninguém em sã consciência questiona o valor do ex-reitor Lynaldo Cavalcanti, o que se discute é a falta de cumprimento das leis aprovadas pela Câmara Municipal e que se encontram indefinidamente nos escaninhos da Prefeitura, cujo prefeito além de só homenagear vultos da UFPB, dias desses surpreendeu a todos, dando um nome ao novo colégio do Bessa de uma pessoa totalmente desligada da história do nosso estado e sem nenhuma vinculação com a área da educação, nada mais nada menos – pasmem os leitores – o médium mineiro Chico Xavier. Realmente fica difícil entender uma homenagem dessas em detrimento dos vultos importantes de nossa história.
CRETINICE TAMBÉM TEM OS SEUS LIMITES
Por falar em apêndice da Universidade, parece que estranha e inoportuna aproximação não se restringe apenas a nossa Prefeitura, pois o Governo do Estado, cujo governador Ricardo Coutinho é oriundo da UFPB indevidamente tenta se imiscuir em tudo que acontece ali, até mesmo nas eleições que ora se realizam para escolha do seu dirigente maior. A propósito, o experiente e respeitado jornalista Chico Pinto, escreveu um artigo denominado: ‘Cretinice também tem seus limites’, cujo artigo pinçamos um pequeno texto, para deleite dos nossos leitores: “….Tudo na vida tem os seus limites, inclusive as cretinices. Querer misturar o governo do estado com eleições de Reitor na UFPB é uma dessas cretinices que precisa ser repudiada e ao mesmo tempo repelida pela própria comunidade universitária. Caso aceite esse tipo de engodo a comunidade acadêmica passará para a população um vistoso atestado de incompetência acoplado a uma boa dosagem de babaquice. Querer incutir perante à opinião pública que o governo estadual tem capacidade de ingerência em uma eleição, cujo eleitorado é constituído por rebeldes estudantes, funcionários altivos e capacitados professores é o mesmo que admitir que o deputado Tiririca terá voz altiva e ressoante diante de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU capaz de impedir os confrontos no Oriente Médio…”.Vale a pena ler ao artigo inteiro de Chico Pinto no blog que leva o nosso nome.
POLÍTICA UM ESCRACHADO JOGO DE INTERESSES E VANTAGENS
A política realmente é um jogo difícil de entender, é um jogo escrachado de interesses e vantagens incompreensível para aquele eleitor menos atento e sempre ausente da mesa do farto banquete. Para surpresa de todos, esta semana o vereador Bruno Farias, um dos maiores entusiasta da candidatura de Nonato Bandeira, (PPS) revelou que se o prefeito Luciano Agra voltar a ser candidato à reeleição, todos os partidos da base situacionista, sem dissidência, o apoiarão”. Pelo visto a candidatura de Nonato só existirá até o momento que Luciano retornar a disputa.
A VALSA DAS MERETRIZES
Falando em escrachado jogo de interesses na política, o competente procurador do Trabalho Eduardo Varandas, escreveu um excelente artigo publicado no blog que leva o meu nome, sob o título Valsa das Meretrizes. No artigo Eduardo Varandas, entre coisas diz: “As siglas partidárias, representando as mais diversas ideologias políticas (socialismo, trabalhismo, democracia, comunismo etc.) são meros signos alegóricos. Já vi “socialistas” defenderem a terceirização (rectius: privatização) da saúde pública, numa ilógica e insana postural neoliberal. Isto tudo é explicado pela busca incessante dos agentes públicos por prestígio, poder e dinheiro, as três potestades demoníacas responsáveis pela ruína e decadência da sociedade paraibana”. Realmente imperdível a leitura do citado artigo.
A FALA DE BIRA
A propósito do preconceito contra os nordestinos e o inteligente comentário da jornalista paraibana Rachel Shererazade, recebi do meu cunhado Ubiraney Porto, o Bira, residente no Rio de Janeiro, suas impressões a respeito do fato: “Esse comentário muito bem fundamentado, eu prefiro dizer cirúrgico. A contribuição do povo nordestino para a cultura, economia, política, entre outras, é muito importante para o nosso país. Felizmente aqui no Brasil temos uma boa tolerância sócial, racial e religiosa.. Os crimes são pontuais. Entretanto, penso que a discriminação em nosso país está mais ligada a posição social do indivíduo. Independente se branco, negro, nordestino, sulista, religioso, ateu…, se não tiver “din-din” ta ferrado. É simples conferir. Quantas vezes assistimos amigos e familiares se afastarem quando alguém, mal vestido, se aproxima quando pede uma ajuda ou informação, independente da cor, raça ou credo. Um abraço”. Bira sabe das coisas.
A DIVULGAÇÃO DOS SALÁRIOS E A HIPOCRISIA
Há muito as nossas autoridades cretinamente para esconder os seus astronômicos salários, criaram a ladainha que divulgar salários seria quebra da privacidade do servidor. Ora, ora, ora, é muito cara-de-pau, pois quem recebe salário legitimamente não importa o seu valor, deve ter muito orgulho de sua remuneração e, portanto, não tem motivos para escondê-lo. O salário legitimo – não aqueles recebidos por baixo dos panos – é uma conquista do servidor que após exaustivos estudos e rigorosos concursos públicos, assume um cargo no serviço público, cujo salário é pago com o dinheiro público, ou seja, aquele que recolhemos na forma de impostos. A confecção da folha a cada mês é um ato administrativo e não pode fugir da publicidade prevista em lei, sem falar que se trata de informação do interesse público. Nós pagadores dos impostos somos patrões e precisamos saber de tudo.
PENSAMENTO
Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. Confúcio
Esta coluna é publicada no http/:www.blogdopedromarinho.