BRASÍLIA – O Placar da Anistia do Estadão – levantamento exclusivo para identificar como cada um dos deputados se posiciona sobre o tema – mostra que 200 dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados apoiam o perdão aos condenados presos pelos Atos Golpistas do 8 de Janeiro. A marca foi atingida nesta segunda-feira, 7, um dia após a manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal fiador da proposta, na Avenida Paulista.
O número de deputados que apoiam a proposta é mais do que suficiente para garantir a apresentação da urgência do projeto de lei no plenário da Casa. Colocar o texto como prioridade para ser analisado pela Câmara é o principal objetivo do líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL).
Com os 200 apoiadores da ideia, o projeto está a 57 votos de atingir a maioria absoluta da Câmara. Para uma proposta de lei ser votada na Casa, é preciso haver pelo menos 257 deputados na sessão. O texto é aprovado com votos da maioria simples, ou seja, maioria dos presentes.
Do total de deputados, 433 (84% da Casa) responderam às três perguntas sobre o tema. Os deputados podiam escolher as opções “sim”, “não” ou “não quero responder” à principal questão: se eram a favor ou contra a anistia. (Leia mais sobre como foi a metodologia da pesquisa mais abaixo).
Além dos 200 que disseram apoiar a proposta, 127 disseram ser contra a anistia e 106 não quiseram responder. Outros 80 deputados não deram retornos para a equipe de reportagem.