Evento inédito de (10) a (13) de abril celebra a fruta símbolo da região, impulsiona a economia local e valoriza as autênticas raízes culturais
Localizado entre o Brejo e o Curimataú paraibano, o município de Dona Inês se prepara para um despertar de sabores, cores e tradições com a realização do 1º Festival do Umbu, de (10) a (13) de abril. Em plena safra, quando a natureza generosamente oferece até 400 kg da fruta por dia, o município se transforma em palco de celebração e (re)descoberta, unindo gastronomia, turismo e cultura em um evento inédito que promete aquecer a economia local e encantar visitantes de todos os cantos.
Muito mais que uma simples festa, o Festival do Umbu é a materialização de um sonho acalentado pela Associação Criativa, Cultural e Turística de Dona Inês (ACRICUTUDI) e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que, em sinergia com a Empaer, o Banco do Nordeste, a UFPB e o IFPB, uniram forças para valorizar a fruta que é a alma da região. O objetivo? Transformar o umbu em símbolo da identidade gastronômica da cidade, impulsionar o turismo e revelar o potencial cultural escondidos em cada recanto de Dona Inês.
Umbu, Promessa de Abundância, Riqueza Gastronômica e Econômica
Por muito tempo, o umbu, presente em abundância nas terras de Dona Inês, permaneceu adormecido, sem o devido reconhecimento de seu potencial. Produtores rurais e empreendedores locais enfrentavam dificuldades para explorar comercialmente a fruta, limitando seu impacto na economia da região.
Foi então que a Prefeitura de Dona Inês e a ACRICUTUDI, em parceria com professores de Gastronomia e Nutrição da UFPB e do IFPB, decidiram despertar o gigante adormecido. Investiram em atividades de formação e capacitação, revelando a versatilidade do umbu na gastronomia. O resultado? Uma explosão de criatividade e sabor, com a criação de doces, geleias, sorvetes, mousses, risotos, molhos para salada e até carne de sol ao molho de umbu.
As capacitações proporcionaram emprego e renda para mais de 100 pessoas, entre produtores rurais e proprietários de restaurantes, e o Festival do Umbu surge como um catalisador para expandir esse conhecimento e contagiar toda a região, mostrando que é possível prosperar com o beneficiamento da fruta.
Prepare-se para uma experiência gastronômica inesquecível, com a presença de chefs renomados que irão transformar o umbu em protagonista de pratos surpreendentes. Thiago das Chagas, com passagens pelos programas Master Chef e Mestre do Sabor, Tadeu Valente e Cumpade João são alguns dos nomes confirmados para as aulas-show, que prometem despertar todos os sentidos e aguçar o paladar.
A programação se estenderá por locais emblemáticos de Dona Inês, como o Sítio Miguel, o Ginásio José Eugênio e o Museu Municipal, proporcionando uma imersão completa na cultura e nos sabores da região.
Belezas Naturais, Cultura e Gastronomia
O 1º Festival do Umbu é um convite para explorar as belezas naturais de Dona Inês, com cachoeiras exuberantes e trilhas ecológicas que revelam a riqueza da fauna e da flora local. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar tradições gastronômicas únicas, como a torra de café artesanal do Sítio Mulungu, onde fica o Terreiro da Fazenda, que trarão a experiência para a cidade. Lá, poderão vivenciar a torra do café artesanal, utilizando panela de barro, esfriar o café com a arupemba e a socá-lo no pilão, resgatando os sabores da infância.
Uma visita imperdível é ao Quilombo Cruz da Menina, onde os visitantes poderão embarcar em parte do roteiro formatado pelo Sebrae Paraíba, a Trilha Quilombola: do Barro à Chita, e mergulhar na rica cultura quilombola, com suas tradições ancestrais, arte e sabores únicos. Ao pôr do sol, aos pés da Cruz da Menina e ao som da banda de pífanos da comunidade, poderão saborear a culinária típica do local, com tapioca, cocada, pé de moça, geleias e doces de umbu com cachaça.
Uma Programação para Todos os Gostos
A programação do 1º Festival do Umbu é diversificada e contempla todos os gostos e interesses:
Quinta-feira dia 10/04
- 19h – Abertura: mesa com os parceiros do evento
- 20h – Palestras: A importância do umbu como produto comercial e o umbu gigante (Ewerton Bronzeado) e Construção da identidade gastronômica do município de Dona Inês (UFPB Catherine Teixeira).
- 21h – Apresentação cultural.
Sexta-feira dia 11/04
- 09h – Palestra: Como viabilizar a comercialização do umbu no mercado atual. (Sítio Miguel).
- 09h30 – Palestra: O processamento de alimentos com umbu. (Ginásio José Eugenio) UFPB Catherine Teixeira.
- 12h – Almoço no restaurante Flor de Cacto com trio pé de serra.
- 14h – Aula Show com pratos doces Chef (Ginásio José Eugênio)
- 14h – Aula Show de Drinks com Chef Tadeu Valente (Museu Municipal)
- 16h30 – Torra de café artesanal em frente ao ginásio José Eugênio (Terreiro da Fazenda e UFPB)
- 19h – Aula Show – Chef Thiago das Chagas (Master Chef e Mestre do Sabor)
- 21h – apresentação cultural – Beto Pholux
Sábado dia 12/04
- 09h – Visita técnica ao Plantio de umbu gigante de Paulo no Tapuio e depois visita aos pés de umbu nativo nos tanques.
- 12h – Visita ao Rancho Gomes, almoço com trio pé de serra.
- 14h – Aula show pratos salgados com umbu (Chef Adilson Santana) Local: Ginásio José Eugênio.
- 14h – Oficina de drinks com umbu e outros produtos da agricultura familiar Local: Museu Municipal
- 16h30 – Café Quilombola e pôr do sol na comunidade quilombola Cruz da Menina.
- 19h – Aula Show Chef Cumpade João.
- 21h – Show com Neco Lobão.
Domingo dia 13/04
- 07h – Passeio turístico rota das cachoeiras
- 09h30 – Palestra: Marketing e comercialização de produtos – UFPB
- 11h30 – Almoço Restaurante da Celia com trio pé de serra
Alessandra Lontra