Você já se pegou mexendo as pernas enquanto esperava para ser atendida no consultório médico, estava em uma fila ou até mesmo trabalhando? Esse comportamento pode parecer apenas uma mania, mas, na verdade, a psicologia tem algumas explicações bem interessantes para ele.
Esses movimentos involuntários, que muitas vezes passam despercebidos, podem estar ligados a fatores como ansiedade, necessidade de concentração ou até mesmo a uma forma inconsciente de liberar energia acumulada. Vamos entender melhor o que está por trás desse hábito com a psicóloga do grupo Mantevida, Hellen Caroline Andrade.
O que significa mexer muito as pernas quando se está parado?
Se você já se pegou mexendo as pernas sem parar enquanto estava sentado ou parado, precisa entender que esse movimento não se trata apenas de uma “mania”.
Para a psicóloga Hellen Caroline, essa ação repetitiva pode ser uma forma do corpo expressar inquietação física ou emocional. “Mexer muito as pernas, ou quaisquer movimentos repetitivos, pode ser uma manifestação de tentativa de liberar energia acumulada, aliviar ansiedade ou manter o foco em situações monótonas“, explica.
Em alguns casos, esse comportamento pode estar associado a condições específicas, como transtorno de ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou até síndrome das pernas inquietas (SPI). “Porém, nem sempre indica um transtorno e pode ser um hábito em situações de tédio ou nervosismo”, pondera a especialista.