Deus me abençoou com quatro filhos: fui pai pela primeira vez com 21 anos e a última com 45 anos.
Tive dos meus pais carinho, amor, verdade, muitos ensinamentos de conduta, honra, e um que foi primordial ao que sou hoje, respeito a tudo e a todos.
Sempre me foi mostrado pelo meu pai que existem dois caminhos a seguir: um leva ao bem e outro ao mal; um você segue e outro lhe derruba; com um você cresce, com o outro diminui; um você poderá olhar para trás e ter orgulho e outro vergonha; um você honra, outro você envergonha; se optar seguir por um estarei com você, e no outro também estarei com você, mas derramarei lágrimas.
Em um comemorando sua vitória sempre, e é neste que estarei feliz, com Deus, e sabendo que fiz e dei o meu melhor por você, e isso tudo é amor.
Para um pai, livrar o filho da queda nos primeiros passos, ir à escola na hora da dificuldade, acompanhar na apresentação do final de ano, olhar o boletim e comungar o resultado da nota, segurar na mão, ter um papo reto na hora da nota vermelha, sem cobrar, mas assegurar que ela ficará azul com sua ajuda, que, juntos, vocês podem até recuperar um ano perdido, não cobrar o 10 e sim a sabedoria e o caráter, respeitar o próximo, essas são as maiores notas a serem conquistadas.
Isso tudo faz parte da formação da vida. E também chegará como resultado a formação acadêmica, e foi necessário para mim, enquanto pai, nas horas que seguem os ritos formais das solenidades, especialmente a missa e a colação do grau, ver que minha faculdade como pai foi validada.
Desce a lágrima de pai, surge o riso de pai, você está aprovada filha, a terceira que entrego os meus ensinamentos para seguir passos profissionais.
Carrega consigo também a sabedoria do respeito ao ser humano, a conduta de um ser do bem, o carinho a si mesmo, o passo a passo no compasso da vida, o olhar ao nascer e ao por do sol, o temer a Deus, a necessidade de ser ética. Honra os valores, o respeito aos pais e a retidão ao legado que você construirá.
A formatura, na essência, passa pela dignidade a você, ao pai e à mãe, à vida e ao respeito pleno.
Segue os passos e eu estarei por perto, e um dia, quando eu estiver longe, saiba que tudo foi amor.
De um dia de domingo, depois de uma formatura da terceira filha, agora, Ana Carla.
Tenho gratidão a Deus, a Ana minha esposa, a meus pais e ao universo que me devolve em luz a luz que dispenso nos meus dias a Ele.
Isso tudo é amor de um pai que acerta, erra, levanta, cai, tira nota boa e ruim, que tem o dia duro como um pai normal, mas, que ama a vida, teme a Deus, conversa com Deus no papo reto e agradece de joelho dobrado o resultado alcançado.
De um dia de domingo
17/11/2024
Carlos Marques Dunga Júnior