O que aconteceu em 03 de novembro de 1840? (Ingá-PB)
O que aconteceu em 03 de novembro de 1840? (Ingá-PB)
Ao lerem a Lei a seguir atentem-se aos limites do Ingá nesse período usando o mapa da postagem e tentem imaginar quão grande era seu território.
03 de Novembro – Pela Lei n° 6 desta data foi criada a Vila na povoação de Ingá:
“Lei n° 06 de 03 de novembro de 1840. O Capitão-mor Francisco Xavier Monteiro de Franca, presidente da Província da Parahyba. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa Provincial Decretou e eu Sancionei a lei seguinte: Art. 1° – Fica criada Villa a povoação de Ingá. Com a denominação de Villa do Imperador. Art. 2° Seus limites serāo: pela parte sul na passagem do rio Parahyba no Salgado, seguindo a estrada, que vai para o Sítio de Maria de Mello, até Thiuma, a limitar com o termo de Goianna: e d’ahi para o poente pela divisão desta província, com a de Pernambuco, naquele termo de Goianna, a encontrar o termo de Cabaceiras na estrada que vem do Azevâm, e por ella abaixo até Pedro Velho, e chegando ao rio Parahyba descendo por elle abaixo, até a barra de Parahybinha e d’ahi acima até Curraes Velhos, seguindo para o nascente, em linha reta ao poço de Gravatá, até a casa de Francisco José de Andrade: d’onde pela estrada subirá a serra do Quati e descerá para o rio Surrão até a casa de Ignácia Gorda; seguindo pela Furna, a sahir na Torre em linha recta ao Logrador, donde pela estrada do Massaranduba seguirá pelo Tigre a sahir no Combe, passando pela casa de José Marques, limitando com o termo de Brejo de Areia; e seguindo entre este e o termo de Pilar a sahir na estrada d’Água Doce, e por ella abaixo ao Piravá, e d’ahi para o sul pela Alagoa a sahir na casa do falecido Francisco Antonio Cabral e descendo pela estrada velha ao Salgado a findar no rio Parahyba onde começou. Art. 3° O Governo de Província mandará imediatamente proceder a eleição de câmara e juízes de paz, votando todo o povo, segundo a Constituição do Império. Enquanto a câmara não dividir o termo em distritos, segundo o Código do processo Criminal, todo termo se considerará um só distrito. Art. 4° – Ficão revogadas todas as disposições em contrário. Mando portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e fação cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém. O Secretário desta província a faça imprimir, publicar e correr. Palácio do Governo de Província da Parahyba. 3 de novembro de 1840. 19° da Independência e do Império. Francisco Xavier Monteiro de Franca.
A Villa foi instaurada com a denominação de Villa do Ingá pela lei n° 3 de 23 de maio de 1846.”
PINTO, Irineu Ferreira. DATAS E NOTAS PARA HISTÓRIA DA PARAÍBA. J. Pessoa, Ed. Universitária/UFPB. 1977. 1Y//. Vol. Vol. 2. 319 pág. (pp. 155/156).
Pesquisador: J. B. Lira Neto.