Pular para o conteúdo

Assembleia Legislativa concede cidadania paraibana à jornalista Naná Garcez

 

Foto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene na tarde desta terça-feira (4) para a outorga do Título de Cidadã Paraibana à jornalista Naná Garcez de Castro Dória, atual presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), “pelos relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba”. O evento, proposto pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), ocorreu no Plenário Deputado José Maria e contou com a presença de gestores públicos, profissionais da imprensa e familiares da homenageada.

Ao justificar a homenagem, o deputado Hervázio Bezerra disse que sempre foi muito criterioso na escolha das pessoas para as quais propõe homenagens. No caso de Naná Garcez, ele explicou que recebeu uma “motivação externa”, a partir de uma conversa com o ex-deputado Nominando Diniz, atual presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que sugeriu a entrega da honraria. “Isso me surpreendeu, porque eu tinha certeza de que ela era paraibana. E juntos, eu e Nominando, fomos checar que ela é realmente sergipana”, revelou.

“Naná é uma pessoa extremamente aguerrida, lutadora. Eu imaginava, mesmo na época que Agnaldo Almeida era coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na minha gestão de presidente daquela Casa, que ela era paraibana, mas depois tomei conhecimento de que Naná, nos anos de 1980, veio à Paraíba para morar numa república para cursar o Curso de Comunicação Social na UFPB. Então, nós sabemos contar essa história muito bem. O quanto é duro e cruel uma jovem, uma adolescente ainda, vir para um outro estado para cursar uma faculdade e vivendo em condições extremamente duras, sob o ponto de vista humano. Então, só faz isso quem tem garra, quem tem determinação, quem luta para vencer na vida”, acrescentou Hervázio.

O conselheiro Nominando Diniz salientou que Naná Garcez “tem uma história de vida muito ligada à Paraíba, especialmente a João Pessoa”. “Para todos nós foi uma surpresa saber que ela não era nascida aqui na Paraíba. A Assembleia faz justiça a quem, durante muitos anos, trabalha dedicadamente às atividades profissionais da imprensa. E, com certeza, Naná só faz engrandecer a todos nós. Por isso, o título é por mais do que merecido”, disse.

A primeira-dama do estado, Ana Maria Lins, acrescentou que Naná é uma grande jornalista e que já construiu um grande legado como profissional. “Essa homenagem é muito bem merecida, porque ela representa, com muita propriedade, as mulheres paraibanas, especialmente as que militam na imprensa”, declarou. O secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, ressaltou que Naná Garcez é uma pessoa merecedora de muitas homenagens, “pelos anos de dedicação ao estado da Paraíba, com muita lisura, muita gentileza, muito profissionalismo no que faz”.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), lembrou que a homenageada tem uma história na cidade de João Pessoa e na Paraíba “e merece, sim, todo o reconhecimento pelo trabalho, pela luta, pela mulher guerreira que ela é, que vem se destacando em tudo o que faz”. “Eu fico muito feliz de poder representar o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) nessa grande homenagem que está sendo prestada a ela”, declarou.

Para o vereador pessoense Odon Bezerra (PSB), que representou a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na solenidade, “a homenagem é mais do que justa, pela trajetória de Naná na imprensa paraibana, por tudo aquilo que ela veicula e veiculou, com muito zelo, com muita dedicação, com muito profissionalismo e, principalmente, com muita responsabilidade”.

Emocionada, Naná Garcez declarou que a homenagem, inicialmente proposta por Nominando Diniz e prontamente encaminhada pelo deputado Hervázio Bezerra, é muito honrosa. “É muita emoção, realmente. Eu sou muito grata ao conselheiro Nominando e ao deputado Hervázio, ao deputado Branco Mendes (Republicanos) e, também, ao deputado Adriano Galdino (Republicanos), por essa homenagem. Eu estou aqui na Paraíba há 45 anos. Fiz toda a minha carreira de jornalista aqui e, ao longo desse tempo, eu não cuidei, na verdade, de outra coisa. Eu só apenas entendi que o jornalismo era um excelente caminho. E foi assim que eu dei a minha contribuição. Esse reconhecimento é realmente fantástico. Eu só posso dizer que estou muito emocionada e muito grata”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o deputado João Gonçalves (PSB); os ex-deputados Gilbran Asfora e Ramalho Leite, atual presidente da Academia Paraibana de Letras (APL); os executivos Rui Leitão, diretor de Rádio e TV da Rádio Tabajara; e William Costa, diretor de Mídia e Imprensa do jornal A União, ambos da Empresa Paraibana de Comunicação; e o jornalista Marcos Wéric, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Naná Garcez de Castro Dória, nascida em 16 de janeiro de 1962, é filha de José Garcez Dória e Antônia Niéta de Castro Ribeiro. Viúva do também jornalista Agnaldo Almeida, onde dessa união nasceram os filhos Víctor Castro Dória de Almeida e Vanina Castro Dória de Almeida. Ela é natural de Aracaju, capital sergipana, mas está radicada na Paraíba há 45 anos.

É bacharela em Comunicação Social, na área de Jornalismo, em nível de graduação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1982. Trabalhou no jornal A União, como repórter; e na TV Cabo Branco. Foi também editora do programa Tambaú Notícias – 1ª Edição, assessora de imprensa das Secretarias Estaduais das Finanças, do Planejamento e da Comunicação, e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Com especialização em Redação Jornalística, pelo Centro de Ensino e Pesquisa (C&E), vinculado a Universidade Potiguar (UnP), concluído em 2009, com a monografia sobre divulgação da ‘Economia do setor público no jornalismo econômico da Paraíba’. Tem pós-graduação em Comunicação, na linha de Mídia e Cotidiano, com estudo sobre sistema público de comunicação em análise sobre o jornal A União, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Foi coordenadora editorial da Supermídia Comunicação, sendo editora da Revista Edificar e de outras publicações segmentadas e corporativas, como a Revista Associação Médica da Paraíba (AMPB), Viver Bem LMF Andrade Marinho, Revista do Sinduscon, Revista do HNSN (Hospital Nossa Senhora das Neves) e Revista do Fisco. A partir de 4 de janeiro de 2019, assumiu a direção da Empresa Paraibana de Comunicação S.A.

Fonte: Espaço PB com Agência ALPB – Foto: Divulgação – Contato: [email protected]