Reconhecimento no AD Scientific Index consolida a posição da universidade paraibana como uma das principais instituições de pesquisa do país
A UFPB – Universidade Federal da Paraíba – tem motivos para celebrar. A edição de 2024 do AD Scientific Index (Índice Científico Alper-Doger) revela que 27 de seus pesquisadores estão entre os 10% melhores cientistas do mundo, um aumento de 36% em relação ao ano passado.
A UFPB também se destaca entre as instituições de ensino superior, figurando entre as 1.000 melhores universidades do mundo e ocupando a 31ª posição na América Latina, um avanço de 86 posições em relação a 2023.
Os pesquisadores da UFPB que figuram no ranking desenvolvem estudos em diversos campos, como farmacologia, psicologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia e enfermagem.
Entre os nomes de destaque, estão os professores José Maria Barbosa Filho, Valdiney Gouveia (atual reitor), Antônio Gouveia de Souza e Damião Pergentino de Souza, que já haviam sido reconhecidos em 2023, e as professoras Marta Suely Madruga e Marciane Magnani, que figuram na lista pela primeira vez.
Contribuição para o conhecimento científico
O professor Damião Pergentino, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), é o mais bem colocado entre os pesquisadores da UFPB no ranking. Ele coordena um projeto internacional que busca desenvolver fármacos para diversas doenças, como a doença de Chagas.
A Vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira, celebrou o bom desempenho dos docentes da instituição. “Esse resultado é um reconhecimento a todos os pesquisadores que dedicam suas vidas às novas descobertas, buscando respostas e soluções para os problemas da sociedade”, disse.
Metodologia do ranking
O AD Scientific Index baseia-se no valor agregado da produtividade científica individual dos cientistas, levando em consideração os índices i10 e H, além da pontuação de citação no Google Acadêmico.
Confira a lista dos 27 pesquisadores
- Damião Pergentino de Sousa
- José Maria Barbosa Filho
- Valdiney Veloso Gouveia
- Antônio Gouveia de Souza
- Edeltrudes Lima
- Mário César Ugulino de Araujo
- Dionisio Bazeia Filho
- Marta Suely Madruga
- Marciane Magnani
- Reinaldo Nóbrega de Almeida
- Cláudio Benedito Silva Furtado
- Neusa Collet
- Valdir Barbosa Bezerra
- Eliton Souto de Medeiros
- Maria Mirian Lima da Nóbrega (in memoriam)
- Fábio Correia Sampaio
- Iêda Maria Garcia dos Santos
- Maria de Fátima Agra
- Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
- Knut Bakke Filho
- Marcus Tullius Scotti
- José Cazuza de Farias Júnior
- Celso Augusto Guimarães Santos
- Evandro Leite de Souza
- Maria Gardênnia da Fonseca
- Reinaldo Nóbrega de Almeida
- Antônia Lêda Oliveira Silva
Um marco para a UFPB
O reconhecimento no ranking AD Scientific Index 2024 consolida a posição da UFPB como uma das principais instituições de pesquisa do Brasil e do mundo, um marco para a comunidade acadêmica paraibana e um motivo de orgulho para toda a sociedade.