Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Moradores do Valentina são beneficiados com novo Crei

A população de João Pessoa ganha mais uma unidade de educação infantil. O Valentina Figueiredo foi o bairro contemplado para a instalação do novo Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Santa Bárbara. A solenidade de inauguração será nesta segunda-feira (16), às 9h, com a presença do prefeito Luciano Agra. A instituição de ensino vai atender 125 crianças de dois a cinco anos de idade. Na obra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investiu o total de R$ 1.695.651,00 oriundos de recursos próprios.

“Estamos felizes em poder entregar a 42ª unidade de ensino direcionada para o público infantil. E o que mais nos orgulha é saber que este Crei não é o primeiro no bairro, pois já temos em funcionamento outros três. Isto mostra que a gestão está atendendo a reivindicação dos moradores, já que esta é uma área onde há uma expressiva demanda de crianças”, disse a secretária de Educação, Ariane Sá.
Estrutura – Em uma área construída de 441 m², o Crei é composto por cinco amplas salas de aula; salas de leitura e de repouso; sala dos professores; secretaria; diretoria; espaço coberto e outro descoberto para o recreio; refeitório; cozinha; dispensa; depósito de material de limpeza; área de serviço; guarda colchões; banheiro infantil para alunos e banheiros masculino e feminino para funcionários. 
Funcionamento – Os Creis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma equipe multiprofissional composta por coordenador, professores, monitores, técnico especialista em pedagogia, cozinheiras, auxiliares de cozinha e de limpeza, lavadeiras e vigilantes.Cada centro desenvolve seus próprios projetos e ações, mas no final todos têm o mesmo foco.
“As crianças de 2 e 3 anos participam de brincadeiras educativas para conhecer o alfabeto e as vogais, além de atividades audiovisuais que ajudam na percepção auditiva e visomotora. Já as de 4 e 5 anos começam a aprender a juntar as letras, identificar o nome, formar algumas palavras, produzir textos e conceitos básicos de matemática”, explicou o coordenador geral dos Creis, Adriano Santos.
Investimento – Atualmente 18 unidades de educação, entre escolas e Creis passam por ampliação e reforma. Na próxima semana serão inaugurados duas novas instituições de ensino, sendo um Crei, no Conjunto Nova República e uma escola no bairro das Indústrias.
Serviço – O Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Santa Bárbara vai funcionar naRua Maria Di Passe Rocco, s/n, Valentina Figueiredo (nas proximidades da Escola Estadual Tercia Bonavides).