A 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será realizada em uma mega-estrutura no estacionamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa, de 12 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, terá a participação da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com exposição dos trabalhos em stand especial e apresentações artísticas nos dias 16, 23 e 30 de janeiro. “Estamos convidando os confrades e confreiras para expressarem sua arte nessas datas, com lançamento de obras literárias, cantorias e declamações”, convoca Fábio Mozart, Presidente da entidade. Para isso, basta enviar e-mail para a Academia, confirmando presença em uma das datas anunciadas. – [email protected]
O Salão do Artesanato reunirá artesãos de todo o estado. Esta edição vai homenagear o artesanato dos Quilombos da Paraíba que possuem uma produção artesanal rica e diversificada. Nas comunidades remanescentes de Quilombos da Paraíba encontra-se uma vasta produção artesanal, inclusive, com a presença de artesãos que já participaram de Salões do Artesanato. Em Dona Inês – Cruz da Menina, por exemplo, tem o artesão Sérgio Teófilo, que faz esculturas em madeira e artigos em cerâmica; já em Ingá – Pedra D’água, mais de 100 mulheres são artesãs envolvidas no bordado Labirinto; em Riachão do Bacamarte – Grilo, há 30 mulheres que também dominam a arte do bordado Labirinto; na cidade de Santa Luzia – Talhado, mais de 150 pessoas trabalham com barro, cerâmica primitiva tradicional; enquanto isso, no município de Serra Branca – Ligeiro de Baixo, cinco famílias produzem cerâmica decorativa e utilitária e em Pombal – Os Rufinos, 15 artesãos fazem cerâmica decorativa e utilitária, tudo com qualidade de exportação.
Além do artesanato quilombola, outras tipologias também estarão presentes no Salão do Artesanato, como: renda renascença, brinquedos populares, arte em cerâmica, madeira e metal, literatura de cordel, além da gastronomia regional e apresentações culturais.