Por iniciativa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o jornalista Tião Lucena e o poeta Vavá da Luz receberão diploma de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido. Os diplomas de mérito serão entregues durante o sarau “Poemas e cantos da cidade”, que será realizado no dia 22 de novembro às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna,
Um dos blogueiros mais lidos do Estado, Tião Lucena é jornalista desde 1975. Natural de Princesa Isabel, sertão da Paraíba, Tião é autor de várias obras. “Tendo como modelo a narrativa breve, Tião explora a vertente trágica de seus personagens, como faz Nelson Rodrigues. Os tipos humanos descritos por esse princesense são viventes municipais de carne e osso. Como exemplo temos o caso de um iminente crime de feminicídio. A cena do crime está toda montada, a violência em vias de saltar aos olhos do leitor mais atento, quando Tião desconstrói o previsível e transforma o texto numa peça risível, cômica. O “valentão” olha para a mulher e contra ela “dispara dois tiros com a boca”. E assim, nada acontece, entre mostos e feridos escapam todos”, comentou o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho.
Vavá da Luz estreia no mundo das letras com seu “Livro proibido de Vavá da Luz nas suas brincadeiras de dizer verdades”, notabilizando-se como poeta cordelista da linha do sarcasmo e gracejo. Membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a Cadeira nº 06, cujo patrono é João Martins de Athaide, seu conterrâneo de Ingá, considerado um dos maiores cordelistas do Brasil.
No mesmo evento, a cordelista Dalva Mendonça, de São José dos Ramos, lançará seu folheto “Estrela da poesia e o Pavão Misterioso”, editado pelo Projeto Gente da Gente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual faz parte.
Fonte Academia de Cordel do Vale do Paraiba
Meus parabéns pôr defende e luta em defesa da nossa cultura
Não é possível comentar.