MARANHÃO FORA DA DISPUTA
Foi um banho de água fria nos simpatizantes da candidatura de José Maranhão a prefeito de João Pessoa, pela legenda do PMDB, depois de ganhar com facilidade a disputa com o seu companheiro de legenda o deputado Manoel Junior. Pelo menos temporariamente o ex-governador José Maranhão está inelegível para a disputa a prefeito de João Pessoa, A decisão, ontem, do Tribunal Regional Eleitoral, desaprovando as contas de campanha de Maranhão referentes a 2010, foi um duro golpe para o ex-senador e colocou o partido na berlinda para a corrida sucessória. Cabe recurso, mas será muito difícil tal quadro ser revertido. Caso se confirme o impedimento Manoel Junior já estaria pronto pára assumir a candidatura, tendo antes que vencer a resistência dosa próprios peemedebistas que desejavam Maranhão.
DOIS SECRETÁRIOS DEIXAM O GOVERNO DO ESTADO
O secretário de Cidadania e Administração Penitenciária do Estado, Harrisson Targino, entregou o cargo ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Quando aceitou assumir o posto, Harrison combinou com Ricardo que ficaria na pasta por um ano. Cumprido o prazo, Targino comunicou ao governador o interesse em voltar à advocacia privada. Harrison é o segundo auxiliar do primeiro escalão do governo socialista a deixar a função esta semana. O primeiro foi o secretário Afonso Scocuglia, que deixou a Educação e vai assumir um cargo de consultoria na mesma pasta, para segundo ele gerir os projetos da Secretaria de Educação do Estado, como consultor educacional e pedagógico. Fernando Abath também no ano passado deixou tal cargo alegando doença, mas também alegou que iria ficar como assessor especial do governador. A continuar assim Ricardo que sempre disse ser zeloso com o dinheiro público vai ter na folha de pagamento um exército de ex-secretários.
O MAU EXEMPLO DO BOPE-PB
Um cidadão postou no facebook a denúncia que se segue de um fato acontecido na última segunda feira no busto de Tamandaré, com direito a fotografia e tudo: “Hoje pela manhã quando voltava do pedal me deparei com uma caminhonete da polícia estacionada dentro da ciclovia, em frente ao Busto de Tamandaré. Tratava-se de um veículo que estava transportando, para exercícios, candidatos que estão postulando vagas no famoso e temido BOPE. Passei ao lado do carro e pedi para o motorista liberar a ciclovia. Pronto. Foi o bastante para quase todos os fortões ficarem revoltados e me chamarem de palhaço. Ouvi vários xingamentos e resolvi parar para tomar satisfações e logo me veio um policial falando que estavam em treinamento e que eu só reclamei por se tratar de uma viatura da polícia e tal.
O MAU EXEMPLO DO BOPE-PB II
Prossegue o cidadão: “Argumentei dizendo que sempre cobro de todos que estacionam na ciclovia e que eles por serem autoridades deveriam dar bons exemplos, mas não adiantou. Do outro lado, embaixo da estátua de Tamandaré um fortão, pagando flexões (fiquei morrendo de medo dele), me falou que se fossem bandidos que estacionassem na ciclovia ninguém reclamaria e ainda sairíamos com o rabo entre as pernas, e se eu não fosse utilizar a área para praticar algum exercício era melhor ir embora. Fui cobrar apenas um direito que tenho e encontrei policiais arrogantes, prepotentes e despreparados para resolver um simples problema, que não existiria se eles respeitassem o trânsito como todos têm que respeitar. Claro que se trata de um fato isolado, mas por esse e outros motivos é que a população desacredita cada vez mais na polícia. Lamento”. Com a palavra o comando da Polícia Militar e a secretária de Segurança.
CAMILO MACEDO DE VOLTA A POLÍTICA
Camilo Macedo está estudando convite de um grande número de amigos para retornar a política, atividade que abandonou logo depois do falecimento do senador Humberto Lucena, de quem era amigo e admirador. Camilo foi um dos fundadores do PMDB na Paraíba e durante muitos anos fez parte de sua direção. Hoje Camilo se encontra no PT, para onde foi levado pelas mãos de Luciano Cartaxo, que também deseja vê-lo candidato a vereador pela legenda. Vamos aguardar.
O GIRASSOL FOI DESPETALADO
Uma coisa que sempre chamou a atenção de todos foi à união daqueles que a imprensa convencionou chamar de ‘Coletivo Girassol’, cuja liderança era exercida com muita competência por Ricardo Coutinho, que vindo das bases populares, enfrentando tradicionais e poderosos grupos políticos, arrebatou a Prefeitura da capital e em seguida o governo do estado. De uns tempos para cá, parece que o poder ‘envenenou’ a cabeça de todos do coletivo e a pétalas começaram a despetalar, ocorrendo então vários desencontros desde que o prefeito Luciano Agra inexplicavelmente através de carta a população, revelou que não seria candidato a reeleição em outubro vindouro. Recentemente atendendo vários apelos da população, o prefeito Agra andou ensaiando voltar atrás e partir para a disputa.
O GIRASSOL FOI DESPETALADO II
Esta semana o mesmo, foi prontamente desautorizado pelo presidente do diretório municipal do PSB, Ronaldo Barbosa — por acaso seu secretário de Articulação Política – que publicamente numa entrevista o desautorizou, informando que não havia legenda para a sua candidatura já que a candidata era Estelizabel Bezerra. É claro que tal declaração de um subordinado seu desagradou Agra, que imediatamente exonerou o atrevido e desrespeitoso auxiliar, que não se aquietou e agora até ameaça expulsar Luciano Agra da legenda. Será que alguém é inocente ao ponto de imaginar que Ronaldo Barbosa agiria de moto próprio? Agora não resta mais nenhuma dúvida que Agra foi colocado fora da disputa por Ricardo Coutinho, que pelo visto deu um verdadeiro tiro no pé, pois sua candidata não decola e tem no seu calcanhar, o secretário Nonato Bandeira que mesmo sendo amigo e fiel escudeiro de Ricardo Coutinho, lançou-se na disputa municipal e já disse que não abre nem para um trem.
O GIRASSOL FOI DESPETALADO III
O prefeito Luciano Agra bem que tentou retomar sua campanha a reeleição, alegando na reunião no Hotel Xenius, que se tratava de uma exigência do povo. Em seu discurso o prefeito justificou, dizendo:. “O povo está pedindo nas Ruas”. Depois de 4 horas de reunião o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, saiu do hotel Xênius, convicto que terá que apoiar a candidatura de Estelizabel Bezerra. Pois é, apesar da má fase e da clara fragilidade das relações do Coletivo Girassol, Ricardo Coutinho acabou impondo a sua tese e manteve o nome de Estelizabel como a escolha “do PSB”. Se não sair muito arranhado de toda essa disputa, Luciano Poderá almejar em 2014 uma vaga na Câmara Federal ou até mesmo para o Senado. Só o tempo dirá.
450 MIL ACESSOS NO NOSSO BLOG
O web-designer do blogdopedromarinho.com envia semanalmente as estatísticas do blog cujos números já ultrapassaram a marca de 450 mil acessos. Na última contagem de 26 de março a 1 de abril, além dos acessos de praticamente vários estados da Federação, foi registrado ainda acessos oriundos da Colômbia, Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá, EUA e México, sendo que os dois últimos não surpreendem tanto, já que tenho parentes nesses dois países. O fato é que a responsabilidade aumenta muito, pois o que antes era apenas um passatempo se transformou num informativo com muita responsabilidade e que vem agradando exatamente pela coerência e acima de tudo, por não se encontrar atrelado a nenhuma esfera de poder e, portanto, bastante a vontade para elogiar quando se fizer necessário elogio e criticar quando merecer a critica, doa em que doer. E ponto final.
PENSAMENTO
Passado: É o futuro, usado. Millôr Fernandes
Esta coluna é publicada em seis portais e no blogdopedromarinho.com