Idosos da LBV participam de roda de conversa sobre saúde física e emocional nos cuidados com os sentimentos
Valorizar emoções, o ser humano e o autocuidar
Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019, o suicídio foi a quarta principal causa de morte entre jovens (de 15 a 29 anos). Numa escala global, mais de 700 mil pessoas perdem a vida todos os anos dessa forma. Daí a importância de falarmos sobre a saúde mental. Em princípio, as emoções têm importante papel para nossa sobrevivência, mas precisam ser acionadas adequadamente pelo nosso cérebro.
Permitir se ouvir e ser ajudado
Para Fernanda Costa, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), de Maceió/AL, é essencial desenvolver o autoconhecimento, o equilíbrio e a inteligência emocional além de analisar constantemente os pensamentos.
A psicóloga enfatiza que “quando estamos passando por conflitos pessoais e não conseguimos lidar com nossas emoções, consequentemente não conseguimos lidar com as do outro. Não se consegue ouvir, compreender e ajudar porque nós estamos internamente enfraquecidos e fragilizados”.
No entanto, também é fundamental pedir apoio especializado quando necessário: “Sabemos o quanto é desafiador quando se está passando por uma depressão ou enfrentando uma ansiedade, a gente precisa ter em mente a importância de conversar, de pedir apoio, seja de um amigo ou de um profissional que possa ajudar no processo de ter uma compreensão e de se reerguer”, relata Fernanda. Nesse sentido, entender as emoções torna-se um exercício diário visto que necessidades, desafios e preocupações nos acompanharão durante nossa existência. A psicóloga finaliza com o recado: “Sempre há Esperança”.
Campanha da LBV Pela Vida, vale a pena lutar!
Nesta quinta-feira (21/9), às 13h, na Sede da LBV no Bairro do Cruzeiro, os Idosos que integram o serviço Vida Plena da Organização, vão receber o prof. Fabrício Barreto e seus alunos da UNIP CG e Escola Técnica de Enfermagem São Vicente de Paula, que irão promover uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde física e emocional como a prevenção ao suicídio e ações de valorização à vida. Os idosos contarão ainda com atendimentos de aferição de pressão arterial, glicemia e dicas de como viver saudável.
O evento acontecerá no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Campina Grande/PB, localizado na Rua Bráulio Araújo de Gusmão, 402 – Bairro Cruzeiro.
Apoie essa Causa:
A Solidariedade não pode parar! Ajude acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária pelo PIX: [email protected] na manutenção dos serviços oferecidos pela Entidade. Para outras informações, ligue: (83) 3341-1426.
Serviço:
Evento: Idosos da LBV participam de roda de conversa sobre saúde física, emocional nos cuidados com os sentimentos
Data: 21/09/2023 (quinta-feira) — Horário: 13h
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV
Endereço: Rua Bráulio Araújo de Gusmão, 402 – Bairro Cruzeiro