Pular para o conteúdo

VISITANTES DA PEDRA DO INGÁ

Neste fim de semana, conhecemos a Pedra do Ingá (@pedradoinga) e foi incrível! A pedra é um grande mistério e é estudada por cientistas até hoje. Outra super atração do local é o cachorro mais fofo e carinhoso do mundo, o @vereador_stone. Ele gosta muito de brincar e fez até @mariliadt cair 🤣

O vereador Stone é um cão terapeuta e cuida de crianças autistas no Hospital Metropolitano!

O dia tava bem chuvoso e por isso a pedra estava escorregadia, mas conseguimos apreciar a beleza e toda a natureza do entorno. Também conferimos de pertinho as inscrições da pedra que intrigam estudiosos até os dias de hoje.

A pedra tem 46 metros de comprimento e 3,8 metros de altura em algumas partes. Alguns autores dizem que povos indígenas que habitavam aquela região foram os autores das inscrições na pedra. Outra suposição é que os símbolos seriam um calendário primitivo e ainda que seria obra de extraterrestres!

Depois foi a hora de conhecer mais um pouco sobre a história do lugar, que é patrimônio tombado pelo Iphan. O Museu de História Natural de Ingá tem várias relíquias históricas e fósseis de diversos animais, incluindo tatu gigante e até mesmo dinossauro. É realmente incrível saber que animais enormes andaram por essas terras há milhares de anos.

A pedra do Ingá já aparece nos quadrinhos da turma da Mônica, com o personagem Piteco e tem o álbum mais raro do Brasil, o Paêbirú inspirado nela. Dos 1300 exemplares do álbum de Lula Cortez e Zé Ramalho, 1000 foram perdidos em uma enchente em Recife. Das poucas cópias originais, uma está no museu

Por fim, vimos o artesanato produzido em Ingá, com destaque para os doces e licores feitos de umbu. Tudo orgânico e delicioso! Sem contar na simpatia do seu Vavá (@vavadaluzoficial), tutor do Vereador Stone e uma espécie de guardião do sítio, que nos contou muitas histórias, sempre com um excelente bom humor.

O local está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados o sítio abre das 9h às 13h. O sítio fica a 109 km de João Pessoa e existem companhias de ônibus da cidade que fazem o trajeto até o local.

Visite Ingá!

https://www.instagram.com/reel/CwS5Taqgupp/?utm_source=ig_web_copy_link 

 

1 comentário em “VISITANTES DA PEDRA DO INGÁ”

  1. O senhor vavá uma luz no fim do túnel, ele é e sempre será a luz daquele lugar….também vale ressaltar que faz parte do patrimônio histórico do ingá tão desvalorizado.

Não é possível comentar.