Feira do Artesão abre a agenda cultural da Estação Cabo Branco no mês de junho
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano Cabo Branco, fechou a agenda de junho com a programação de quatro eventos. Entre os dias 15 e 29 deste mês estão programadas as seguintes atividades: Feira do Artesão, Chá Cultural, Exposição Junina e ainda a festa de comemoração dos 33 anos da Guarda Municipal de João Pessoa.
De acordo com a programação, no próximo dia 15, acontece a Feira do Artesão, com entrada franca para o público em geral. Dez artesãos estarão expondo trabalhos de renda renascença, bonecas, tapetes, abajur em PVC, crochê, bordado livre, artesanato em retalhos, de fuxico e diversos, que podem ser adquiridos pelos visitantes. “As peças são produzidas com materiais descartados da indústria têxtil e descartáveis”, explica o diretor da Estação Cabo Branco, Olié Martins.
No dia 16, acontece o chá cultural voltado a grupos convidados de no máximo 30 pessoas, propiciando atividades às mulheres que não têm acesso à cultura, a exemplo das que são assistidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelos Abrigos e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ligados à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). “O evento é encerrado com a realização de um coffee break, ou seja, um chá cultural”, explicou.
No dia 20, haverá a Mostra Lageiro Seco, que contará a história da quadrilha junina de João Pessoa que soma vários títulos em eventos da Paraíba, inclusive foi a campeã do Festival Estadual de Quadrilhas de 2022. O evento, que será aberto às 16h na rampa da estação, com entrada franca, disponibilizará ao público os figurinos usados pelos componentes desde a sua criação e outros objetos usados nas apresentações. Já no dia 29 a Estação Cabo Branco será palco da festa de 33 anos da Guarda Municipal de João Pessoa.
Visitação: A Estação Cabo Branco é administrada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e mantém uma programação gratuita e variada durante todo o ano, com realização de diversos eventos e abertura de visitação às escolas públicas, privadas e universidades da Paraíba. Até o momento, segundo Olié Martins, 13 escolas já agendaram visitação ao local para conhecer o complexo e também participar de atividades como contação de história, musicalização, mágica e outras atividades da programação anual.
O diretor da Estação Cabo Branco informou ainda que um dos lugares preferidos dos visitantes, entre pessoenses e turistas, é o mirante, que estava fechado desde 2014 e passou por uma manutenção e já está aberto ao público. “Outro local que é bastante procurado para eventos culturais e outras atividades, é o auditório, que estava fechada desde 2018, e também passou por uma reforma, onde houve substituição de lâmpadas, higienização de poltronas e carpetes, entre outros serviços”, acrescentou.
Serviço: O espaço está aberto ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h . A tarde funciona das 14h às 17h. No caso de instituições de ensino que desejam levar grupos de alunos para visitação, é preciso fazer o agendamento no seguinte endereço eletrônico: linktr.ee/estacaocabobranco.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Rodrigo Barão