Uma declaração do candidato Lula da Silva (PT) causou revolta imediata nas redes sociais durante o debate entre os dois candidatos à Presidência deste segundo turno ocorrido no TV Globo nesta sexta-feira (28/10).
Ao ser interpelado pelo Presidente da República Jair Bolsonaro sobre a criação de empregos do atual governo, que alcançou recorde histórico de carteiras assinadas, Lula respondeu desqualificando os microempreendedores individuais, conhecidos pela sigla MEI.
Embora Bolsonaro falasse de empregos de carteira assinada, Lula afirmou que MEIs entram na conta de carteiras assinadas apresentada pelo presidente. Segundo Lula, “eles [o governo] colocaram o MEI como se fosse emprego”.
O QUE É O MEI
A fala de Lula gerou reações imediatas. O MEI é uma categoria de trabalho e cada MEI é um trabalhador como qualquer outro de carteira assinada, mas que pelas características de sua atividade, não presta serviço para um determinado empregador, mas para clientes diversos, o que torna inviável a assinatura de carteira.
No lugar da carteira assinada, o MEI emite nota fiscal e recolhe contribuição previdenciária como qualquer trabalhador. Atualmente há cerca de 14 milhões de MEIs no país.
ENTREGADORES E MOTORISTAS DE APLICATIVO TAMBÉM TEMEM LULA
A visão de Lula sobre o MEI preocupou os profissionais, que agora temem que Lula acabe com o sistema. É mais um setor que se preocupa com declarações de Lula, que sempre apresenta uma visão sobre a empregabilidade do século 19.
Entregadores de delivery e motoristas de aplicativo também temem perder seus trabalhos em função das falas de Lula sobre essas modalidades de trabalhos. Na Colômbia, por exemplo, o aplicativo iFood encerrou suas atividades e deixará o país depois da chegada do presidente socialista Gustavo Petro, aliado de Lula e que comunga da mesma visão do petista.
A REPERCUSSÃO
A fala de Lula gerou uma avalanche de críticas indignadas de internautas, até mesmo de alguns que são MEIs:
"COLOCARAM MEI COMO SE FOSSE EMPREGO"!
Ué e MEI não é emprego?
O que o Lula têm contra quem é MEI?
Então no Brasil q têm 18 milhões de MEIS, são 18 milhões de vagabundos, seu ladrão safado!— Luiz Cortez (@LuizCor24841840) October 29, 2022
Quero avisar o Lula, que eu trabalhei de empregado por 10 anos, pedi pra sair da empresa, e virei MEI por querer ter meu sonho de abrir meu próprio negócio realizado…
Ser MEI também é dignidade viu ladrão?
Sou Mei com orgulho.
— Wender Vieira (@WenderVieira11) October 29, 2022
Lula menospreza os pequenos empreendedores ao dizer que MEI não é emprego. Ele gosta mesmo é da Odebrecht pra construir triplex pra ele. #DebateNaGlobo
— SCOTT 22 (@scottdanadinho) October 29, 2022
Lula desmerecendo o MEI e é justamente o MEI que sustenta milhares de famílias e contribui pra aposentadoria .
— Leonice Maria (@LeoniceMariana1) October 29, 2022
Só para deixar claro. Sou MEI e não me sinto seguro caso Lula vença.
Após esse debate, como eu estava em cima do muro e só por causa do destrato com Lula com os pequenos empreendedores, vou votar 22 no domingo.
É isso.
— Sid (@SidBiroliro1) October 29, 2022
– lula defendeu invasão de terra
– lula defendeu Cuba
– lula disse que mei não é emprego
– lula disse que não tem a ver com o que fala o Alkimin
– lula disse que não tem a ver com o programa do PT
– lula disse que não tem a ver com o que sua campanha diz nos programas— Luiz Lima (@Oficialluizlima) October 29, 2022
Lula atacou mais de 13 milhões de micro empreendedores individuais (MEI’s). Vai perder.
— Bernardo P Küster LIVRE (@bernardokuster2) October 29, 2022
Resumindo as falas do Lula:
-MEI não colabora com a economia;
-taxar o PIX;
-acabar com a estabilidade dos servidores;
-vice não apita nada;
-não sabe o que é veiculado nas próprias propagandas eleitorais.— Maurizio Spinelli (@spinellirio) October 29, 2022
Impressão minha ou o Lula quis dizer q MEI não pode ser considerado trabalhador?
Um cara desse que desvaloriza uma categoria tão importante pra economia do país não merece nosso voto!— Rebeca Luz Marine (@rebecamarine) October 29, 2022
Lula ao desprezar MEI e trabalhadores informais só deixou transparecer o elitismo e a arrogância da esquerda. Metidos a intelectuais, se acham seres superiores moralmente. Odeiam pobres, amam a pobreza.
Não passam de seres desprezíveis.— Eduardo (@educardinal) October 29, 2022
O Presidente da República Jair Bolsonaro também comentou a declaração de Lula da Silva. Segundo Bolsonaro, “Lula parou no tempo”:
-O problema de Lula é que ele parou no tempo. Está preso na época em que o brasileiro mal recebia o peixe e era escravizado. Hoje o povo não só recebe um peixe muito maior como também é ensinado e incentivado a pescar. O empreendedor passou a ser valorizado, não mais demonizado!
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) October 29, 2022
Fonte : Nova Iguaçu 24horas