O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, neste final de semana, registrou um aumento de 14% nos atendimentos gerais e de 33% nas vítimas envolvidas em sinistros no trânsito, em relação ao final de semana anterior. No total, 198 pessoas deram entrada na unidade, sendo 32 delas vítimas de sinistros no trânsito. Durante o plantão, que começou às 18h da sexta-feira (16) e terminou à meia-noite do domingo (18), foram realizadas ainda 28 cirurgias, sendo 19 delas de urgência e outras nove eletivas.
De acordo com os dados, o plantão de maior movimento foi o do domingo (18), com o atendimento de 97 pacientes, seguido do sábado (17) com mais 74 pessoas atendidas na urgência e emergência da unidade. Das 18 horas da sexta-feira até a meia-noite do mesmo dia, mais 27 pessoas deram entrada no hospital por causas diversas. Das 32 vítimas de sinistro no trânsito, 24 delas foram de incidentes com motocicletas, seis por acidentes com carros e outras duas por atropelamento.
O relatório de gestão do hospital, que integra a rede estadual de saúde, apontou ainda que na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram com queda da própria altura, dor abdominal, contusão diversa/pancada, hipertensão, queda de nível, dificuldade de respirar, dor no peito, náusea e vômito, dor renal, vacinação, dor de caneca, entre outros motivos.
Além de acidentados da cidade de Patos, com o maior número de vítimas (11), o hospital atendeu pacientes de Água Branca, Brejo do Cruz, Cacimbas, Condado, Desterro, Malta, Manaíra, Nova Olinda, São Bento, São José de Espinharas, São Mamede, Teixeira, Vista Serrana, Santa Cruz, Catolé do Rocha e ainda um paciente da cidade de Alexandria (RN).
Das 28 cirurgias, dez foram vascular, nove foram cirurgias gerais, seis oncológicas, duas ortopédicas e uma urológica. “Esse quantitativo de cirurgias de urgência foi o maior deste ano no plantão de final de semana e exigiu ainda mais de nossa equipe de profissionais, principalmente os que atuam no bloco cirúrgico, mas tudo foi realizado sem nenhuma intercorrência e conseguimos atender nossa demanda com agilidade e eficiência”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembrando que o número de atendimentos na urgência e emergência em plantões de final de semana também foi um dos maiores do ano, chegando a quase 200 atendimentos.