Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

OS CANDIDATOS AO SENADO

No momento todas as atenções estão voltadas para a disputa municipal, mas analistas políticos já falam na verdadeira guerra que será a busca pela única vaga em 2014. Para tal disputa teríamos Cícero Lucena, buscando a reeleição, caso não se eleja prefeito agora em outubro, Ney Suassuna, Efraim Moraes, Wilson Santiago, Ricardo Marcelo, que inclusive já anunciou a sua candidatura e Aguinaldo Ribeiro, dependendo da sua perfomance no Ministério que ocupa. Nessa confusão poderemos ter ainda Luiza Erundina, que promete deixar São Paulo e vir participar da disputa por tal vaga e para esquentar mais ainda tal disputa, poderia se acrescentar a tal relação os peemedebistas Vital do Rego ou José Maranhão, dependendo de quem será candidato ao governo do estado, correndo ainda por fora, Wellington Roberto e Vital Farias. Vai ser uma verdadeira briga de foice.

MARANHÃO É O CANDIDATO

Por falar em José Maranhão, conforme previsão desta coluna deu Maranhão na cabeça, tendo o mesmo chegado à reunião do partido já com ares e discurso de vencedor, mesmo antes do anúncio da pesquisa interna encomendada pela sua legenda. A tal pesquisa apontou Maranhão como o candidato preferido pelos filiados. Embora não tenham divulgado os números. Júnior não se conformou e prometeu acionar a direção nacional do PMDB para sair candidato. Bom foi ver a cara de Manoel Junior nos jornais, apertando a mão de Maranhão.

EFRAIM NÃO APOIA ESTELIZABEL

Falando ainda de candidaturas, o ex- senador e Secretário de Infraestrutura da Paraíba e presidente estadual dos Democratas, Efraim Morais, disse na manhã desta terça, 14, que o partido ainda não decidiu se terá candidatura própria ou se comporá chapa com outros partidos. Efraim Morais disse que estão sendo realizadas reuniões com os membros do partido e só depois do carnaval o Democratas terá um posicionamento definitivo sobre o assunto. Como perguntar não ofende, lá vai à pergunta: Pra que diabos serve um secretário, que na hora da disputa eleitoral, ignora o candidato indicado pelo chefe e lança um nome diferente para merecer o seu apoio?

JÚLIO RAFAEL PODERÁ SER VICE DE ESTELIZABEL

A propósito da candidatura de Estelizabel, o petista Júlio Rafael, hoje superintendente do Sebrae-PB, é o primeiro da lista na cotação do candidato a vice-prefeito na chapa de Estelizabel Bezerra, do PSB.Julio sempre junto com o deputado Luiz Couto, sempre defendeu a aliança PT/PSB e a manutenção do apoio ao projeto. Pela sua conduta sempre conciliadora, Júlio transita com muita facilidade entre petistas ligados a Luiz Couto e entre o próprio coletivo de Ricardo Coutinho.

O COMANDANTE NÃO CONHECE OS QUARTÉIS

Na última semana dissemos aqui neste espaço que os oficiais da Polícia Militar- com raríssimas exceções – adoram ficar em gabinetes nas muitas casas militares ou mesmo aquartelados, ficando todo serviço de rua para os praças ou alguns jovens tenentes, recém saídos da Academia. No início desta semana, um promotor e um juiz da área criminal, mais um canal de televisão, fizeram visitas aos batalhões da Policia Militar localizados na capital, para assim averiguarem as condições dos locais onde ficam os policiais detidos ou mesmo presos. Na vista, os mesmos constataram que tais locais se encontram em péssimas condições e são realmente degradantes. O comandante da Policia Militar, Coronel Euler ao ser ouvido pela TV em questão, candidamente admitiu que não sabia do estado precário de tais instalações, ou seja, aboletado no seu gabinete não sabe de nada que acontece nos quartéis, nem mesmo aqueles instalados na capital, imagine aqueles mais longínquos.Nós tínhamos razão.

MUITA GENTE ARMADA NO ESTADO

Por falar em polícia, o seqüestro e morte recente do servidor da Prefeitura da capital e o pseudo assalto numa festa de aniversário em Queimadas no interior do estado, onde foram estupradas e mortas as participantes de uma festa de aniversário, bem como disparos num evento carnavalesco na capital, revelam um fato muito grave e a falta de ações preventivas das nossas polícias. Em ambos os casos os sujeitos despreparados e verdadeiros pés de chinelo, estavam fortemente armados circulando pelas nossas ruas, sem que fossem abordados e desarmados. O governador Ricardo Coutinho, através do seu aparelho policial continua devendo um plano de segurança pública, com ações permanentes de desarmamento em todo nosso estado, principalmente nas rodovias realizando abordagens em locais distintos, prendendo assim armas e drogas e tirando de circulação aqueles procurados pela lei.

O PADRE DISCRIMINADOR

Numa missa numa determinada igreja do Bairro do Bessa, todo mundo ficou indignado com o padre que é tido como muito vaidoso e discriminador. No domingo foi aniversário do mesmo e o dito cujo, sequer permitiu que os seus fiéis sentassem nas primeiras filas que reservou apenas para um grupo de amigos que o mesmo julga importante. Pior é que na hora da comunhão, um dos ministros caiu na besteira de ir distribuir hóstias na primeira fila do lado contrário onde já se encontrava tal padre, que de forma mal educada escorraçou o mesmo dizendo para quem quisesse ouvir, que ele fosse cuidar das filas ao fundo, pois ele é que deveria cuidar das primeiras filas onde se encontrava os seus amigos. Danado foi ver a indignação daqueles que voluntariamente e permanente cuidam e financiam as obras daquela igreja.

A FONTE DA LAGOA E O DINHEIRO DESPERDIÇADO

Na Europa mesmo com o inverno rigorosíssimo as fontes ali existentes funcionam há décadas sem quaisquer problemas, já aqui na capital a fonte que foi instalada na Lagoa do Parque Solon de Lucena, passou todo inverno desligada, informando a Prefeitura que era para o maquinário não sofrer danos com as chuvas. Agora em pleno verão com a cidade repleta de turistas a fonte se encontra há dias desligada, em, como o som colocados em volta da lagoa, ficando o ambiente sombrio e deserto, desmotivando a visita aquele local das pessoas que já estavam se acostumando com o passeio por ali. Pelo visto o prefeito Luciano Agra – e nós que afinal de contas pagamos tal conta – fomos enganados ao comprar tal equipamento, que só vive quebrado e que sequer agüenta as águas do fraco inverno do Nordeste.

Esta coluna é publicada em sete portais e no http://www.blogdopedromarinho.com