Pular para o conteúdo

“Dá medo, muito medo”. Dermatologista desabafa e mostra imagem de paciente com a varíola dos macacos

Médico mostrou imagem de paciente heterossexual, desmistificando que o vírus ocorre “apenas” na comunidade homossexual

Um médico dermatologista do Hospital 12 Octubre, em Madrid, Espanha, relatou sua visão sobre os casos de varíola dos macacos que vêm ocorrendo no país e se espalha pelo mundo.  

Após a Espanha confirmar 7 pacientes infectados e ter ao menos 22 pessoas monitoradas com suspeita da doença, o médico resolveu se pronunciar.

Usando a rede social Twitter, o Dr. Pablo L. Ortiz Romero, chefe de dermatologia do hospital, comentou que, em apenas uma manhã, 3 pacientes suspeitos passaram por ele.

Um foi confirmado com a doença; os outros estavam aguardando confirmação dos exames bioquímicos. “Dá medo, muito medo”, comentou o dermatologista na postagem

A imagem divulgada pelo médico foi autorizada pelo paciente, evidenciando a parte pubiana e as características da varíola dos macacos.

O médico respondeu questionamentos em suas postagens na rede social, afirmando que o paciente é heterossexual — para deixar claro que a Inglaterra errou ao estigmatizar a doença como sendo disseminada pelo público homossexual.

O paciente, em questão, contraiu o vírus na Espanha sem ter viajado para outro país — o que causa preocupações por demonstrar possibilidade de contaminação comunitária.

FONTE : JORNAL CIÊNCIA