A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT, por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional – GEEP, lançou nesta terça-feira (29) um edital de Processo de Adesão à Profissionalização para Agricultura Familiar na Paraíba. O edital disponibiliza 3000 vagas para instituições e representantes dos municípios da Paraíba que tenham interesse em oferecer cursos profissionalizantes voltados à agricultura familiar.
Para concorrer às vagas, as instituições requerentes deverão realizar sua adesão, através de duas etapas, sendo estas pelo Cadastro da Instituição Requerente pelo link https://bit.ly/pbtec e Cadastro da Proposta de Oferta de Curso pelo link https://bit.ly/pbtec (ambos os formulários, também, estão disponíveis no Edital). Quanto às regiões geoadministrativas que possuem vagas disponíveis encontram-se João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal, Mamanguape e Solânea.
Por fim, a ‘Ação ParaíbaTec Agricultura Familiar tem o objetivo de ofertar cursos profissionalizante, visando a formação e a qualificação profissional abrangendo desenvolvimento de estratégias específicas do segmento de mercado da Agricultura Familiar. Objetivando, ainda, contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, através da qualificação de mão de obra dos agricultores familiares, em especial, jovens e mulheres rurais, buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.